Economia
Conferência sobre agricultura discute razões da contínua dependência de importações
Realiza-se na próxima quarta-feira, 15, em Luanda, a V Conferência E& M sobre agricultura, onde os participantes vão debater temas ligados a agro-indústria, a Reserva Estratégica Alimentar e discutir as razões da contínua dependência de Angola de importações.
O discurso de abertura do evento será proferido pelo Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, seguido de uma palestra, a ser ministrada pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimentos e Promoção das Exportações (AIPEX), Lello João Francisco.
A conferência vai contar com duas mesa redondas. A primeira, subordinada ao tema “mapa da produção Nacional e os pilares para a sustentabilidade alimentar, a ser moderado pelo Jornalista Mariano Quissola, vai juntar a mesa mesa, o Coordenador da Reserva Estratégica Alimentar, Eduardo Machado, o Director Nacional da Indústria, César Augusto Lopes da Silva, ainda o director do GEPE do Ministério da Agricultura e Florestas, Anderson Jerónimo e o Presidente da AAPA, Wanderley Ribeiro.
Este painel vai abordar ainda a Reserva Estratégica Alimentar, o Planagrão e os desafios para a produção de cereais, também o fomento da indústria Alimentar, o Acesso a meios de produção e a logística e distribuição.
O segundo painel vai abordar o Aviso 10 do BNA e o fomento da produção Nacional e será moderado pelo Jornalista e economista Carlos Rosado de Carvalho.
A Directora executiva de Clientes Comerciais e Negócios do Standard Bank, Carolina Remísio, o PCA da seguradora Sanlam, Philipe Alliali, o CEO da Refriango, Diogo Caldas, o Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC, Hugo Teles e o Director da Agricultiva, João Germano da Silva vão compor a mesa redonda para a discussão do tema.
Nesta mesa redonda os participantes vão também olhar para os números do Angola Investe, o fundo de investimentos e os desafios do financiamento ao agronegócio e o seguro agrícola.