Politica

Conferência de Sevilha pode trazer para Angola benefícios a médio prazo, afirmam analistas

Publicado

em

O cientista político Eurico Gonçalves disse esta segunda-feira, 30, que a participação do Presidente João Lourenço na 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, uma iniciativa da ONU, representa uma oportunidade singular para reformar o financiamento a todos os níveis e evidenciar os desafios financeiros.

Eurico Gonçalves disse que o encontro vai ainda permitir prevenir os investimentos urgentemente necessários para acelerar os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Já o académico português Rui Verde disse que o encontro visa reformular o sistema de financiamento internacional, para que seja mais justo, sobretudo ao Sul global, e permita combater a pobreza.

Riu Verde disse que a conferencia permitirá para Angola, lançar as linhas estruturantes para o futuro, como o acesso a novos mecanismos de financiamento, reforço da cooperação internacional e um maior protagonismo africano.

O especialista disse por outro lado, que a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento pode trazer para Angola benefícios a médio prazo como alivio da divida e o acesso a crédito de forma mais fácil.

Para Eurico Gonçalves, o continente africano precisa avançar na consolidação dos 17 objectivos do desenvolvimento sustentável da ONU e também a sua agenda.

Já o economista Pedro Cajama disse que existe assimetria no crescimento e desenvolvimento em termo de infra-estruturas em África, afirmando que é neste contexto que o continente berço precisa buscar um equilíbrio a nível continental, precisando em investimentos fortes no sector das estradas para facilitar a ligação dos países com o resto das cidades.

Para o especialista em relações internacionais Crisóstomo Tchipilica, este encontro abre um novo paradigma de financiamento que do ponto de vista social, é necessário que permita diminuir as desigualdades ao nível dos países do mundo.

O Chefe de Estado, João Lourenço, enquanto presidente da União Africana, irá, esta segunda-feira, apresentar as perspectivas sobre o financiamento ao desenvolvimento, reforçando o seu papel do continente nas discussões globais sobre o futuro do desenvolvimento.

A conferência, que reúne mais de 60 líderes mundiais e 4.000 representantes da sociedade civil, tem como objectivo debater soluções para os desafios globais de desenvolvimento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version