Desporto
Condução sob efeito de álcool leva a condenação do jogador Memphis Depay
O jovem jogador de 30 anos do Corinthians, equipa que evolui no campeonato brasileiro, foi condenado pelo Tribunal Penal do Mónaco a quatro meses de prisão com pena suspensa, na sequência de um incidente ocorrido a 6 de Agosto de 2024.
O avançado foi apanhado a conduzir embriagado pelas ruas do principado com uma taxa de álcool superior a 2 gramas por litro de sangue uma infração grave que o levou a julgamento.
Seis meses depois, além da pena suspensa, Depay foi ainda multado em nove mil euros e proibido de conduzir no Mónaco durante dois anos.
O atleta tem agora duas semanas para recorrer da decisão.
Depay, iniciou a sua carreira profissional no PSV Eindhoven, onde, sob a influência do técnico Phillip Cocu, tornou-se parte integrante da equipa, marcando 49 golos em 124 jogos em todas as competições. Durante a temporada 2014–15, foi o artilheiro da Eredivisie com 22 golos em 30 jogos e ajudou a equipa conquistar o título da competição pela primeira vez desde 2008.
Memphis também ganhou o prêmio de Futebolista Neerlandês do Ano por suas atuações durante a temporada. Seu bom desempenho também o levou a ser eleito o “Melhor Jogador Jovem” do mundo em 2015 pela France Football.
O atacante chegou no Manchester United em junho de 2015, por uma taxa de 25 milhões de euros. Após uma passagem apagada pela Inglaterra, foi contratado pelo Lyon em janeiro de 2017. Depois de cinco temporadas na França, acertou com o Barcelona em 2021 por transferência gratuita. Foi contratado pelo Atlético de Madrid em 2023, onde permaneceu por uma temporada. Em 2024, foi para o futebol brasileiro e assinou com o Corinthians por duas temporadas.
Memphis representou a Seleção Neerlandesa em todos os níveis profissionais, desde os estágios iniciais de desenvolvimento, sob a tutela de icônicos treinadores e jogadores neerlandeses.
Representando os Países Baixos na categoria Sub-17, fez parte da Seleção que conquistou a Eurocopa de 2011, realizada na Sérvia. Memphis fez sua estreia pela Seleção principal em 2013, e no ano seguinte fez parte da equipe que ficou em terceiro lugar no Mundial de 2014, onde teve suas atuações marcantes no cenário internacional. O jogador também participou do Euro 2020, do mundial de 2022 e do Euro 2024.