Sociedade
Condições financeiras levam encerramento de mais de 30 farmácias em Menongue
Mais de trinta farmácias e um armazém, todos do sector privado, estão encerradas desde Abril deste ano, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, por dificuldades financeiras.
A informação foi avançada pela responsável dos serviços locais da Agência de Medicamentos e Tecnologia de Saúde (ARMED) no Cuando Cubango.
Antónia Receba Ismael explicou que os proprietários alegam incapacidade financeira para a sua gestão.
A responsável, que recentemente realizou uma actividade inspectiva, em Menongue, para avaliar as condições de infra-estruturas das farmácias, recursos humanos, licenciamento, medicamentos utilizados, entre outras, realçou que os donos não vejam ainda uma solução para ultrapassar a situação.
Nesta altura, avançou, decorre o processo de recolha de dados sobre a existência de farmácias nos demais municípios daquela província, no sentido de se ter um número real, dado que a referida tarefa está atrasada por conta da carência de meios de transporte.
A ARMED no Cuando Cubango controla 204 farmácias, das quais 120 com processos de funcionamento completos, 10 com processos incompletos, 35 com processos em curso, quatro depósitos de medicamentos.