Connect with us

Economia

Concluída primeira fase de certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda

Published

on

Com a publicação, na semana finda, dos dados e informações aeronáuticas do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, no Sistema Mundial da Aviação Civil, o Executivo deu por concluída a primeira fase do processo de certificação daquela infra-estrutura aeroportuária que está a ser construída em Luanda.

O facto, de acordo com a Agência Angola Press, resulta do processo de calibragem de aproximação, aterragem e descolagem de aeronaves, denominado “Flight Check”, realizados com aeronaves do tipo King Air B200 tripuladas por pilotos estrangeiros credenciados pela autoridade mundial do sector, que vinha sendo feito desde o passado mês de Agosto

O documento posto a circular pelo Ministério dos Transportes informa ainda que no relatório divulgado constam dados sobre questões de segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea para assegurar a realização dos voos de precisão nas pistas 24L/23R do novo aeroporto internacional de Luanda.

A fase da certificação do AIAAN deverá estar concluída até ao final do mês de Outubro e antecede ao envio das emendas à “Aeronautical Information Publication” (AIP).

O processo de certificação decorre em cumprimento das recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que publicou no dia 07 de Setembro o relatório do processo Flight Check, denominado “Notice to Airman” do AIAAN.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda, “Dr. António Agostinho Neto”, situado no distrito urbano do Bom Jesus, há 44 Km da capital do país, ocupa uma área de 1.324 hectares e tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.