Diversos
Concessionários contrariam proposta de lei de importação de viaturas usadas
O Executivo angolano está a preparar uma proposta de lei de importação de viaturas usadas ligeiras e pesadas, até cinco anos e oito anos, respectivamente, mas concessionários em Luanda defendem o alargamento do tempo para oito a 15 anos as classes correspondentes.
As regras mais apertadas na importação de carros usados fizeram com que as concessionárias tivessem um mercado mais fértil e uma disputa renhida entre as representantes das diferentes marcas.
De recordar que em 2010 terá sido publicado um decreto presidencial, que proibia a importação de veículos automóveis ligeiros que tenham sido usados por um período de três anos e de pesados até cinco anos, já em Março do ano passado, a lei foi revogada passando a vigorar o decreto presidencial 62/14, que faz uma revisão do regulamento sobre a actividade de importação, comércio e assistência técnica a equipamentos rodoviários.
A lei manteve a proibição de 2010 e, entre as novidades, obrigava as empresas importadoras de viatura a disporem de instalações e oficinas próprias que dessem assistência às viaturas importadas.