Connect with us

Politica

Comunicado confirma veto dos militantes a José Eduardo dos Santos

Published

on

Sob a presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS – Presidente do MPLA, o Comité Central realizou a sua V Sessão Ordinária, no dia 16 de Março de 2018, no Complexo Turístico “Futungo II”, em Luanda.

No discurso de abertura, o Camarada Presidente referiu que a Agenda de Trabalho nos permite proceder à avaliação do estado actual do nosso Partido, quer do ponto de vista da execução do calendário das suas actividades, quer do seu grau de organização e funcionamento.

Sobre a acção do MPLA, realçou que o nosso Partido alcançou os principais objectivos a que se propôs no ano de 2017, com particular realce para os resultados obtidos nas Eleições Gerais, ocorridas nesse ano, ganhas inequivocamente, pelo MPLA e seu cabeça-de-lista, Camarada JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO.

Sobre a vida interna, referiu que as organizações de base têm grande importância na actividade geral do Partido, tendo reiterado que o êxito e a eficácia do nosso trabalho depende da força e da vitalidade destas, que constituem, na verdade, o vínculo do Partido com o Povo e com as realidades quotidianas do país.

O Camarada Presidente orientou que “o MPLA deve desde já centrar as suas preocupações no processo das primeiras Eleições Autárquicas que se vão realizar no país, a fim de prepararmos as nossas estruturas para a mobilização de militantes, simpatizantes e amigos, para a disputa de mais este pleito eleitoral, do qual pretendemos sair vitoriosos”.

Neste sentido, chamou a atenção para a necessidade do planeamento, organização, trabalho e sacrifício, tendo frisado que o “Partido deve ser um corpo vivo, actuante, dinâmico, sempre em estado de prontidão combativa em prol da realização dos interesses mais profundos do nosso povo”.

O Comité Central foi informado da preparação de uma reflexão do Bureau político sobre a oportunidade de realização de um Congresso Extraordinário do Partido e sobre a transição política a nível da presidência do MPLA.

O Comité Central do MPLA decidiu em conformidade, o seguinte:

Realizar a referida reunião de reflexão do Bureau Político no mês de Abril de 2018 para, consequentemente, o Comité Central realizar uma reunião extraordinária sobre a matéria em questão, no princípio de Maio do corrente ano.

A referida reflexão tem como fim único o fortalecimento do MPLA e o reforço da sua coesão interna, privilegiando sempre os interesses do Partido e da Nação Angolana.

Após análise e discussão dos assuntos agendados, o Comité Central:

1. Aprovou A Resolução sobre o Preenchimento de Vagas no Comité Central, resultantes da suspensão do mandato, a seu pedido, de membros do Comité Central, dos camaradas Carlos Alberto Ferreira Pinto e Antónia Florbela de Jesus Rocha Araújo e do falecimento do camarada João António da Rosa “Tiro”, com a ascensão dos camaradas Guido Valdemar Cristóvão, Rui Alberto Vieira Dias Mingas e Bernardo Mussombe, a membros efectivos do Comité Central, de acordo com a ordem de precedência;

2. Aprovou o Relatório sobre a participação do MPLA, nas Eleições Gerais realizadas a 23 de Agosto de 2017, que o MPLA venceu com maioria qualificada.

3. O Comité Central considera que o resultado favorável alcançado nas Eleições Gerais de Agosto de 2017 deveu-se à forte acção político- partidária empolgante, galvanizadora e determinante, desenvolvida pelo MPLA.

4. O Comité Central reitera os seus agradecimentos aos militantes, simpatizantes, amigos e o povo em geral, pela contribuição e apoio prestados ao MPLA e ao seu candidato a Presidente da República, Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço.

5. Aprovou o Relatório do Bureau Político ao Comité Central referente ao ano 2017, o Balanço do Grau de Cumprimento do Plano de Tarefas, bem como o Relatório e Contas da Execução do Orçamento Anual do Partido.

6. O Comité Central aprovou igualmente o Relatório de Actividades da Comissão de Disciplina e Auditoria, referente ao Ano de 2017.

7. O Comité Central apreciou a Informação relativa às Linhas de Força sobre a participação do MPLA no processo de implementação das Autarquias Locais e tomou nota do conjunto de tarefas políticas, administrativas, técnicas e de produção legislativa que serão objecto de calendário que compreenderá o momento de intervenção de cada um dos órgãos de soberania.

8. O Comité Central foi informado sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações e encoraja o Executivo a prosseguir com os esforços para a sua materialização com êxito.

9. O Comité Central reitera o seu incondicional apoio ao Executivo, liderado pelo Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço — Presidente da República e encoraja-o a continuar a desenvolver acções com vista à melhoria das condições de vida dos angolanos.

10. Por ocasião das comemorações dos dias 2 e 8 de Março, Dia da Mulher Angolana e Dia Internacional da Mulher, respectivamente, o Comité Central felicita e encoraja todas as mulheres angolanas a prosseguirem a sua luta pela igualdade do género e empoderamento.

Colunistas