Connect with us

Educação Financeira

Comprar um relógio digital ou um relógio analógico?

Published

on

Para muitas pessoas, o processo de compra de um relógio pode ser simples, afinal basta ir até uma loja e escolher o que achar mais bonito e com um valor que caiba no seu orçamento. Mas não é bem assim… não é? 

Você só vai perceber a dificuldade quando for a hora de comprar um relógio para seu uso diário. A princípio, o exemplar que vai adquirir tem que servir a duas necessidades: ser uma peça que seja funcional e prática, te ajude no dia a dia e complemente o seu estilo.

Antes que você se veja no dilema do que escolher, o que olhar e analisar diante de tantas opções. 

Gosta de analógico ou digital?

Esta escolha é a mais simples para qualquer pessoa e é natural que se faça na hora de escolher um relógio, hoje se tem três opções de escolher como deseja a exibição da hora: relógios analógicos tradicionais que são os famosos ponteiros; com leituras digitais ou uma combinação dos dois primeiros. Aqui também é uma escolha que interfere no estilo que você deseja imprimir.

Outro factor importante para a sua escolha final é onde comprar o seu relógio, estar atento a questões financeiras e reputação da loja podem evitar dores de cabeça mais pra frente. Aproveitando a sua pesquisa, também olhe para questões como pós-venda, garantia e assistência técnica autorizada.

Os Relógios Analógicos: a classicidade de um acessório que fez história

Os relógios que possuem números, engrenagens, ponteiros e que marcam uma diferente posição a cada hora, minuto ou segundo são os chamados Relógios Analógicos. São os modelos mais clássicos, desenvolvidos pelos relojoeiros muito antes de existir a remota possibilidade de marcar as horas num produto digital.

Aprender a identificar as horas em relógios analógicos também é um desafio no desenvolvimento das crianças. A palavra “analógico”, em outras palavras, representa algo que indica resultados através de dados que precisam ser interpretados.

Os relógios analógicos modernos, como conhecemos hoje, derivam dos antigos relógios de sol que os gregos utilizavam para marcar o tempo. A invenção, apesar de surpreendente para a sua época, não era lá muito funcional. Com o aperfeiçoamento ele passou a ser mais um objecto decorativo que propriamente um relógio.  

Relógios digitais: a modernidade que as últimas décadas carregam nos pulsos

Os relógios com visores, números classicamente digitais, Luz de LED, e outras ferramentas como data do calendário, temperatura e dia da semana, são os ditos relógios digitais. E apesar do que consta o título desta sessão, os relógios digitais não se restringem somente a relógios de pulso. Nada é mais comum que um micro-ondas possuir relógio digital, por exemplo. E não só ele, como computadores, celulares, aparelhos de televisão, etc.

E diferente dos relógios analógicos, os relógios digitais têm uma interpretação muito simples: o horário determinado simplesmente é aquilo que ele é. Devido a isso, os relógios digitais muitas vezes são opção de escolha para aqueles que não tem muito tempo sobrando, e também para ser disposto em ambientes comuns a maior número de pessoas.

Mas afinal, entre Relógio Analógico e Relógio Digitais, qual é a minha melhor escolha?

Alguns factores determinam se os relógios digitais ou analógicos são melhores para o seu caso. A primeira questão, obviamente, é a finalidade desse relógio. Se você precisa de um item para o ambiente, seja um relógio de mesa ou de parede, saiba qual o estilo da sua decoração para escolher uma peça que esteja de acordo com toda a composição do local.

Um exemplo de critério para escolher o tipo de relógio é quanto tempo se passa nesse ambiente. Se for um corredor provavelmente não é muito comum que se passe alguns minutos contemplando o relógio para identificar as horas, portanto, um relógio digital é bem mais cómodo. Outro critério é a decoração que se utiliza no local. Se for algo mais clássico e vintage, um relógio analógico não ficaria destoante com a proposta e até mesmo serviria como uma peça que ajuda a montar melhor o “ar” do ambiente.

Mas, se você pensa em comprar um relógio de pulso para usar ou presentear uma pessoa especial, os critérios para a escolha são outros. Bem verdade é o que foi dito acima: cada relógio possui suas particularidades, prós e contras, seja por questões estéticas ou funcionais.

Apesar disso, algumas questões merecem destaque em detrimento a outras quando se trata de escolher um relógio analógico ou digital. Um exemplo disso é a durabilidade do relógio que você irá comprar. É claro que tudo irá depender do quanto você pretende investir na peça, quais suas preferências de compra, a marca, o vendedor e como você ou quem usar o relógio, irá cuidar dele. Todavia e normalmente, relógios analógicos costumam ter maior durabilidade, podendo passar inclusive de pai para filho ou mãe para filha em diversos casos.

Considerações para sua escolha

Outra questão a se chamar atenção é a leveza da peça. Relógios digitais costumam ser muito mais leves que relógios analógicos, principalmente devido à composição dos materiais que constituem as peças dele. Sendo assim, a praticidade do relógio analógico aos tempos extremamente corridos que o mundo moderno vive, pode ser uma boa pedida para a compra de uma peça moderna e digital.

A estética do relógio é uma coisa que também é importantíssima na escolha do seu relógio. Existem inúmeros modelos de relógios, em modelos grandes, médios e pequenos, cravejados, simples, em correias de silicone, aço, couro ou até mesmo ouro. A criatividade na hora de criar relógios nunca teve muitos limites… e ainda bem!

Para as pessoas mais clássicas certamente uma peça mais clássica cai melhor. Relógios simples com correia de couro ou somente de algum metal que não sofra oxidação com o tempo pode ser um excelente presente, seja para quem você admira e quer agradar ou para você mesmo.

Para quem é mais moderno, um relógio digital, leve, com várias funcionalidades que permitam uma maior conexão com o usuário é uma ótima pedida. Se estamos falando de uma peça para alguém que pratique ciclismo ou corrida livre com certeza uma funcionalidade que controle essas atividades é a melhor ideia que se pode ter!

Sendo assim, além do estilo de quem irá usar, também é importante pensar nas questões funcionais desse relógio. Se você mora em uma área chuvosa, ou por alguma razão acaba molhando muito as mãos e braços, procure sempre comprar relógios que sejam à prova d’água. Isso vai evitar danos ao seu relógio e impedir que você precise de uma nova peça tão cedo. Investir, portanto, num bom relógio, tomar os cuidados devidos para evitar danificações permanentes é imprescindível.