Connect with us

Educação Financeira

Comprar pão ou fazer o próprio pão para a sua casa ?

Published

on

Cada vez que vai à sua padaria ou a padaria do seu supermercado apercebe-se que o preço do pão sobe e sobe ou se não sobe, o tamanho do pão é cada vez mais pequeno e achatado. Esta realidade vem do aumento dos preços das matérias-primas e matérias subsidiárias que concorrem para a feitura do pão, da doçaria, etc. Como matérias-primas posso fala da farinha de trigo, de centeio, de milho. Como matérias subsidiárias estou a falar do fermento, do sal.

Se o preço do pão, dos bolos sobem, os consumidores compram menos, comem menos e poucos ganham neste circuito comercial e de satisfação das necessidades. Contudo, no meio das “más notícias”, há sempre alternativas que devem ser ponderadas pelos consumidores caseiros. E do que estou a falar neste caso?

Quero apresentar a alternativa do senhor, da senhora que lê este artigo de comprar a sua máquina de fazer pão e fazê-lo em casa. Venha saber mais.

Pão caseiro que acabou de sair do forno é uma das coisas simples do dia a dia que faz qualquer um mais feliz. Segundo os historiadores, o pão foi inventado há 7 000 anos no actual região do Iraque (antiga Mesopotâmia). O pão é um alimento consumido por milhares de milhões de pessoas no mundo. É um dos objetos, é o alimento mais importante no livro “A Bíblia”. Pelo aumento do preço do pão já ocorreram revoltas sociais, quedas de Governos e até guerras.

O problema é que muitas pessoas nunca se aventuraram e tentaram fazer pães, pois possuem medo de que tudo de errado. Nesse caso, adquirir uma máquina de fazer pão pode ser uma ótima ideia, porém, outro problema surge: como utiliza-la corretamente? Vale a pena o investimento nesse equipamento?

Quais tipos de pães podem serem feitos com a máquina de pão?
É possível fazer pães normais, francês, integral, vegano, entre diversos outros tipos. Basta escolher a melhor receita para máquina de pão.

Além de pães, é possível fazer massas de pizza, tortas, geleias, bolos e outras receitas apenas utilizando a máquina de fazer pão. Basta selecionar a programação da máquina que ela vai se encarregar de entregar a sua receita prontinha. Acredite, a sua máquina de pão possui outras utilidades.

Além disso, as máquinas possuem um ciclo de “amassar”, que é utilizado para quando você quer preparar pães que não fiquem com o formato do balde, mas sim de alguma formato que você gostaria de dar manualmente. Nesse ciclo, a máquina irá bater, sovar e deixar crescer apenas. Depois, você retira a massa e modela do jeito que quiser.

A máquina ainda possui um ciclo apenas para assar. Após utilizar o ciclo amassar, você pode retirar a massa, moldar, rechear como quiser e colocá-la de volta na máquina. Em seguida, selecione o ciclo assar.
Nesse ciclo de apenas assar você pode também fazer refeições, como frango com batatas e risotos.

É fácil fazer pães em uma máquina de pão?
É bem simples: basta adicionar os ingredientes, programar e aguardar o tempo de preparo. A maquina irá misturar os ingredientes, sovar a massa, aguardar o tempo de descanso e depois irá assar. Existem ainda algumas dicas e truques que vão facilitar ainda mais o preparo.

Além da praticidade, esse equipamento auxilia a economizar tempo e garantir que sempre tenha pão quentinho para o seu café da manhã. Existem aparelhos que conta com uma programação de até 15 horas de antecedência para que você faça na noite anterior e coma pão quentinho pela manhã, como é o caso da maioria das máquinas de fazer pão.

Além disso, existem máquinas que distribuem automaticamente frutas, nozes e outros ingredientes no momento certo, possuem LCD inteligente e são super fáceis de programar, pois contam com programas manuais e automáticos. Esse é o caso da máquina de fazer pão da Breville.

Se você está preocupado com o tamanho dos pães produzidos pela máquina, isso é algo facilmente resolvido pela máquina da Britânia. Ela produz 4 opções de tamanho, que são de 450g, 600g, 900g e 1 200g. Ela mistura todos os ingredientes, bate a massa, descansa e ainda possui 3 opções de cor do pão: claro, médio e escuro.

Posso adaptar receitas convencionais?
É possível realizar a adaptação de receitas que você conheça, que são da sua família ou até mesmo as que você pode encontrar online. Uma receita incrível que pode ser feita na máquina de fazer pão é a de pão de forma vegano, fácil e adaptável perfeitamente para o ciclo completo.

As máquinas de pão me ajudam a economizar dinheiro?
Você definitivamente irá economizar dinheiro com uma máquina como dessa em sua residência. Os pães que adquirimos prontos incluem em seu valor final a mão de obra, os gastos do local em que está sendo fabricado, o transporte e também os ingredientes usados. Portanto, ao longo prazo, esse investimento traz economia.

Caso você já tem o costume de fabricar pães caseiros saiba que o consumo de energia da maquina é menor que de fornos elétricos por conta do espaço reduzido que ela precisa aquecer em comparação ao forno eléctrico.

Para aumentar sua economia, confira a etiqueta de eficiência energética do modelo de máquina de fazer pão que adquiriu. Procure por aparelhos em que a indicação da eficiência energética é A.

As máquinas de pão facilitam a sova?
Todo o processo de preparo de um pão caseiro é realizado pela máquina, incluindo a sova! Portanto, basta colocar seus ingredientes na máquina e programá-la para o seu pão fique pronto após o tempo de preparo, não é necessário realizar nada mais.

O processo de sova da massa é realizado pela pá que existe dentro do balde, localizado no interior da máquina. Essa pá irá girar durante o preparo até que a massa do pão esteja pronta para começar a assar.
Além de facilitar a sova, essas maquinas permitem que você tenha pães fresquinhos durante todas as manhãs, basta programá-las durante a noite do dia e na manhã seguinte o seu pão já estará pronto para o consumo.

Deixe o pão descansar entre 5 a 10 minutos antes de corta-lo. Armazene o seu pão em um saquinho ou em um pote bem fechado, armazene-o em temperatura ambiente ou na geladeira.
O pão pode durar entre 3 dias a 2 semanas, se for armazenado bem fechado dentro da geladeira.

Quanto ao custo de investimento inicial, o valor mais baixo que encontrei em Janeiro de 2024 foi de Kz 85 000. As máquinas e as suas funções é que fazem diferenciar os preços. Com certeza que quanto mais evoluídas forem as máquinas de fazer o pão caseiras, mais caras são.

Tem a noção de quanto compra de pão por ano?
Se comprar Kz 500 por dia de pão, você consome Kz 15 000 por mês. Se comprar uma daquelas máquinas que vi que têm muitas funções e têm preços a rondar os Kz 160 000, isto quer dizer que em 10 meses você tem o seu investimento coberto e a partir daí é só poupar. É verdade que este prazo de 10 meses não tem em conta a compra das matérias-primas e subsidiárias, mas o prazo de recuperação do investimento sobe para 12 a 13 meses, o que continua a ser muito viável este investimento.

Boa degustação do seu pão caseiro com manteiga, torrado, etc, com café, chá, galão… desfrute, relaxe

Colunistas