Connect with us

Educação Financeira

Comprar bilhetes de avião mais baratos

Published

on

Nos últimos dois meses deste ano, isto é, Maio e Junho, tivemos uma desvalorização cambial muito «agressiva», o que, por exemplo significa que a moeda nacional de Angola: Kwanza teve uma perda em valor de 40% face ao Dólar norte-americano e 42% face ao Euro. Esta situação já ocorreu no passado e vai ocorrer mais vezes nas próximas décadas em Angola.

Neste espaço de tempo e outros no futuro iremos assistir à volatilidade de preços nos transportes. Hoje abordo sobre o preço de bilhetes para viajar em avião, especialmente, em viagens entre países e intercontinentais. Sabemos hoje, em Julho de 2023, mas repito, vai acontecer mais vezes e no futuro, o preço dos bilhetes neste meio de transporte triplicou e agora? Agora, quem precisa de viajar em trabalho, de férias, ou outra qualquer razão, como vai fazer? O que posso fazer é deixar um conjunto de conselhos para si, para a sua família e para os trabalhadores da sua empresa.

1. Tenha datas flexíveis
Ao planear uma viagem na qual você deseja economizar o máximo possível, é recomendado ter datas flexíveis, isto porque o planeamento começa pela pesquisa de passagens aéreas, e o preço dos voos pode mudar drasticamente de um dia para o outro, alterando consideravelmente o custo total da viagem. Para garantir os melhores preços, uma dica é usar o Google Voos. A ferramenta permite configurar alertas para saber a melhor data para alterar a passagem e também dispõe de um calendário ilustrativo, no qual as datas mais baratas para voar estão sinalizadas em verde.

2. Use o modo anônimo para fazer pesquisas
Outra dica para economizar ao comprar passagens aéreas é usar o modo anónimo do navegador para pesquisar preços. Ao navegar usando o modo comum, os sites que você visita armazenam as suas informações e as usam para customizar os resultados. Por outras palavras, a página pode mostrar passagens aéreas que o algoritmo considera mais relevantes para o seu perfil de compra em vez das mais baratas.

3. Compare preços em diferentes plataformas
Para viajar mais barato, é importante também comparar preços de passagens em diferentes plataformas de compra. O Google Voos, por exemplo, indica se o valor da passagem oferecida por determinado site está realmente mais barato. Além disso, o serviço também permite configurar alertas de preço e possui a sessão “Gráfico de Preços”, na qual são exibidas as alterações dos valores no decorrer do tempo. Há também o recurso “Calendário”, onde o usuário consegue verificar em qual dia do mês há uma bilhete mais barato.
Outra opção é o Skyscanner, o site de pesquisa que indica linhas áreas e passagens mais acessíveis com base no destino e nas datas da viagem. Disponível na versão web e em aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), o serviço informa qual o mês mais barato para viajar e os valores de passagens em ordem crescente. Ele também permite procurar por hospedagem e aluguer de carros. Existe ainda o buscador Kayak, que ajuda o usuário a encontrar voos, hospedagens, actividades, aluguer de carro e pacotes com os melhores preços.

4. Siga companhias aéreas nas redes sociais
Outra opção interessante para quem busca obter descontos em passagens de avião é seguir as companhias aéreas nas redes sociais. Muitas empresas utilizam seus canais em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram para divulgar as ofertas especiais, inclusive promoções de última hora. Por isso, vale ficar atento aos perfis e ativar as notificações para ser informado sempre que a companhia aérea fizer um novo post.

5. Configure alertas de preço
É possível ser notificado caso o valor de uma passagem aérea baixe. Para isso, é preciso configurar alertas de preço em sites como o Kayak ou Google Voos. O ideal é que esse recurso seja utilizado quando o utilizador já possui destino e datas definidos. No caso do Google Voos, basta fazer login com uma conta Google e habilitar a opção “monitorizar preços”. É possível escolher entre alertas por voos em qualquer data ou em uma data específica.
No Kayak, o usuário deve informar o aeroporto de destino, as datas e o número de passageiros e clicar na opção “Criar um alerta de preço”, localizada no canto superior esquerdo da página. Após isso, é preciso informar um e-mail para receber os alertas e confirmar em “Salvar alerta de preço”.

6. Visite os sites das companhias aéreas
Outra dica útil para quem quer comprar passagens baratas é conferir o site das companhias aéreas com frequência. Isso porque muitas realizam vendas exclusivas para quem acessa suas páginas diariamente.

7. Procure promoções em sites especializados
Plataformas como Max Milhas, 123 Milhas e Decolar.com podem ser de grande ajuda para quem quer viajar barato. Isso porque elas fazem a ponte entre o viajante e as companhias aéreas, selecionando promoções de bilhetes. É possível encontrar também ofertas de hospedagens e pacotes de viagem. Porém, é preciso ficar atento ao acessar as chamadas agências de viagem online. Muitas vezes esses serviços incluem uma taxa de serviço alta, encarecendo o valor do bilhete, que poderia ser adquirido por um preço menor diretamente com as companhias aéreas.

Se for o seu caso, boas férias ou boa viagem em trabalho!

Artigo 93 de Educação Financeira

Continue Reading
3 Comments

3 Comments

  1. Márcia Gastão Carvalho

    13/07/2023 at 9:06 am

    Bom dia! gostaria de saber quanto está a custar um bilhete de passagem aérea de Angola para Portugal 🇵🇹. não conheço nenhum site que possa me fornecer estes dados.

    • Fabiana André

      13/07/2023 at 11:13 am

      Bom dia, prezada. Favor contactar as companhias aéreas que prestam esses serviços. Melhores cumprimentos!

  2. J.santos

    13/07/2023 at 9:29 am

    Artigo muito útil. Obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *