Sociedade
Comportas das barragens de Laúca e Cambambe abertas hoje
As barragens hidroeléctricas de Laúca, na província de Malanje, e Cambambe, na província do Cuanza Norte, começaram a ser abertas hoje, devido a subida do caudal do Rio Kwanza.
A informação foi avançada pela Rede Nacional de Transporte de Electricidade “RNT-EP”.
O comunicado refere que o processo de descarga de água iniciou nas primeiras horas do dia e alerta para inundação que pode afectar campos agrícolas, localizadas nas margens do Baixo Kwanza.
A Rede Nacional de Transporte de Eletricidade salientou que, “com vista a acautelar os efeitos negativos resultantes da subida ao nível de água do rio, a comissão técnica da RNT estabeleceu contactos com os serviços de Protecção Civil e Bombeiros através dos Governos Províncias de Luanda, Cuanza Norte e Malanje, para as medidas preventivas necessárias”.
A instituição apelou a população a manter-se vigilante e com disciplina no sentido de acatar as recomendações dos órgãos competentes.
O processo de descarga acontece todos os anos, propriamente no meses de Março e Abril, e provoca cheias e inundações no Baixo Kwanza, com a devastação de campos agrícolas, tendo como epicentro a comuna de Massangano, na província do Cuanza Norte.