Connect with us

Educação Financeira

Como utilizar o Facebook para atrair mais clientes?

Published

on

Actualmente, a percentagem de pessoas que estão no Facebook é bastante elevada por isso podemos afirmar, sem grande margem de dúvida, que os seus clientes actuais e potenciais também gastam algumas (senão bastantes) horas nesta rede social. Não há dúvidas que o Facebook o pode ajudar a gerar leads qualificadas para os seus produtos ou serviços. Resta saber é se está a utilizar todo o potencial desta rede social para o fazer. Este artigo vai ajudá-lo a conseguir converter os seus “amigos” em leads.

Antes de lançar uma campanha de geração de leads no Facebook deve elaborar um plano, tendo em conta o seu objectivo principal. Isto vai permitir-lhe ser mais organizado e mais eficiente bem como, no futuro, ter um registo útil sobre se os objectivos foram, ou não, alcançados.

Quais poderão ser os seus objectivos:

Ter mais amigos: aumentar o número de amigos é muito importante para o sucesso do seu negócio no Facebook. Quantos mais pessoas gostarem da sua página mais alcance terá também na rede de amigos dos seus amigos. Por exemplo, pode ter 1000 “gostos” na sua página, mas cada um desses “Gostos” tem centenas de amigos que podem visualizar o conteúdo publicado na sua página.

Arranjar muitas leads: Aumentar o número de amigos da sua página não é suficiente para gerar resultados para o seu negócio; terá de converter os “Gostos” em leads. Pode fazê-lo ao enviá-los para a sua «landing page» onde pode, por exemplo, arranjar as informações de contacto através de um formulário de registo. Ao promover ofertas populares ou ao desenhar anúncios à medida vai conseguir chegar à audiência que pré-definiu nos seus objectivos.

Arranjar novos clientes: As leads, porém, também não correspondem aos clientes. Apenas uma pequena percentagem da totalidade das leads conseguidas serão seus clientes. Terá de identificar os grupos de pessoas que têm mais probabilidade de se tornarem seus clientes (através da utilização das estatísticas de marketing mais adequadas) e recriar o seu caminho de conversão.

Para conseguir atingir os seus objectivos tem de promover os seus conteúdos/produtos/serviços com base no tipo de “comprador-alvo”. Com acesso a informações detalhadas sobre a sua audiência-alvo poderá criar o tipo de conteúdos certos e adequados para a mesma. Como já analisamos num artigo anterior, o Facebook fornece imensas informações sobre os utilizadores da sua página o que lhe permite encontrar facilmente os seus “compradores-alvo” e ir atrás deles.

Como implementar o plano delineado

A primeira maneira de conseguir gerar tráfego e leads para o seu website é colocar posts com excelentes conteúdos na página da sua empresa no Facebook. Para isso deverá pensar naquilo que os seus amigos querem e/ou necessitam. Coloque posts de coisas que sejam muito interessantes e que comecem a criar os caminhos de conversão definidos anteriormente. Também pode tentar escrever conteúdos que solucionem problemas e os faça interessar-se por querer saber mais sobre algum dos seus produtos ou serviços.

Também pode postar:
– Eventos (cursos, workshsps, etc. nos quais as pessoas se devem registar)
Informações sobre novos produtos;
– Envolvimento com os utilizadores (concursos, jogos, inquéritos, perguntas, etc.);

Caso esteja interessado poderá sempre adicionar ao seu plano uma campanha publicitária paga no Facebook. Existem duas maneiras: as histórias patrocinadas e os anúncios. Ao criar o anúncio poderá decidir qual das opções se adapta melhor aos seus objectivos. Uma combinação dos dois tipos poderá ajudá-lo a utilizar melhor o seu orçamento.

O “Gestor de Anúncios” mostra-lhe quanto gastou por dia, quantos cliques teve por dia e qual foi o alcance obtido mediante o público-alvo total (depende dos perfis seleccionados: idade, país, etc), para além de outras informações mais pormenorizadas.

Para ter a certeza que a sua campanha é realmente eficaz, gera muitos cliques e consequentemente, leads e clientes, deverá ter em consideração o seguinte:

Landing pages: certifique-se que a landing page para a qual o utilizador é redireccionado quando clica no anúncio está optimizada. Se o seu anúncio diz que vai ter um desconto de 10% num serviço, mas quando se clica vai parar à homepage do seu site, em vez da página do anúncio publicitado, o potencial cliente vai ficar um pouco confuso e, o mais provável, é que fecha a página do seu site.
Serviço ao cliente: todos nós sabemos que o serviço ao cliente é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar um cliente. Se tiver um departamente de Vendas, informe-os do que está a publicitar para que eles estejam preparados para qualquer questão sobre a sua oferta.
Seja estratégico: a sua presença no Facebook não deverá ser um extra mas sim uma parte estratégica de um plano maior para o aumento da geração de leads. Se for feito de modo correcto, o Facebook pode ser uma grande fonte de geração de leads qualificadas, já bastante informadas sobre os seus produtos ou serviços. Analise e veja como é que o Facebook se encaixa na sua estratégia de Marketing.

Com todas as informações deste artigo já pode lançar uma campanha de Marketing de sucesso no Facebook. Esta rede social pode tornar-se uma grande fonte de geração de leads para a sua empresa. Quer utilize recursos orgânicos e/ou pagos lembre-se sempre de:

– Definir os seus objectivos e plano de acção antes de lançar a campanha;

– Ter sempre em mente os objectivos definidos;

– Utilizar as estatísticas para acompanhar o sucesso da campanha;

– Se não obtiver os resultados desejados, faça alterações e tente novas ideias. Varie o conteúdo dos seus posts, afinal no Facebook pode postar aquilo que quiser (vídeos, imagens, frases, links, etc.)

O importante é tornar a página da sua empresa no Facebook uma comunidade da qual as pessoas queiram fazer parte. O restante virá por acréscimo.

Texto retirado do blog “Portal Gestão”, autora: Ana Serafim.