Connect with us

Educação Financeira

Como ultrapassar as fobias financeiras?

Published

on

Fobia financeira é uma condição psicológica, sendo que o seu principal «sintoma» é uma espécie de «medo anestesiante» de lidar com as finanças pessoais. Assim, se você tem medo de ver seu extracto bancário ou já nem mais acede à sua conta bancária, você, que está a ler o presente texto, pode estar sofrendo de Fobia Financeira.

De acordo com estudos mais recentes, este tipo de fobia desenvolve-se a partir de experiências negativas que uma pessoa teve com o dinheiro, em especial na infância ou adolescência. Desta forma, não importa se a pessoa foi criada com muito ou pouco dinheiro, a fobia financeira está mais relacionada às associações negativas que você fez com o dinheiro, perante discussões em família, com amigos e dívidas de amigos, etc.

Se você tem ansiedade ou fobia financeira, você não está sozinho. Um estudo recente divulgado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), concluiu que quase metade da população da Inglaterra apresentava alta ansiedade financeira e alguns sintomas de fobia financeira. Além disso, sendo uma condição psicológica grave, a fobia financeira também gera sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos e até tontura e enjoo. E mais: neste estudo se verificou que a fobia financeira também é devastadora para a saúde financeira de quem a sofre, pois este estudo identificou que mais de 20% da população da Inglaterra sofre de um estágio avançado de fobia financeira, o que a torna incapaz de administrar suas finanças pessoais.

Fobia financeira, na prática, a pessoa não consegue lidar com questões quotidianas do dinheiro, acaba sentindo-se culpada, ansiosa e entediada quando precisa lidar com seu saldo bancário ou quando precisa pagar uma conta.

Como identificar a fobia financeira?
• Coração acelerado ao pensar nas contas e na situação financeira;
• Não abrir o extracto do banco ou com facturas do cartão de crédito, cartas ou e-mails do banco, por medo de ver que o saldo está negativo ou quase a zero no saldo;
• Ficar nervoso ou stressado ao falar sobre assuntos financeiros;
• Sintomas de ansiedade com dinheiro;
• Ter dificuldades para dormir;
• Evita ler ou assistir notícias e comentários sobre finanças;
• Sente dores crónicas nas costas, pescoço, ombros ou outras partes do corpo.

Para resolver a fobia financeira, o primeiro passo que você deve dar é no sentido de lidar com sua fobia e admitir que ela existe. Ao reconhecer que você tem medo, isso vai ajudar a você desenvolver um plano para superar este medo.

Segundo passo: encare essa fobia! Vamos por pequenos passos… Aprenda a acalmar-se, controlar os seus medos e tente sempre sentir-se confiante nas suas escolhas financeiras. E para ter esta confiança, o melhor caminho é o da educação financeira. Estude cada vez mais sobre finanças. Ao adquirir mais conhecimento no mundo financeiro, mais confiança terá para lidar com o seu dinheiro e superar a fobia financeira. Tenha formações com base em cursos, aprenda em actividades públicas como conferências, workshops, etc.

Desabafe com a pessoa que mais tem confiança, partilhe primeiro estas informações que não consegue aceder sem tremer, suar… pode ser também uma solução. Alguém abrir o extracto do banco via e-mail, no Multicaixa por si e esta forma ser uma forma mais amigável para si. Contudo, tal pessoa tem que ser de extrema confiança.

Por fim, podemos concluir que, ao encontrar maneiras pro-activas, acompanhar as suas finanças, você descobrirá que o sentimento de ansiedade que surge ao verificar seu saldo bancário vai se dissolvendo enquanto você constrói maior controle e confiança. Importante: “tenha em mente que sua própria decisão para atingir o sucesso é mais importante do que qualquer outra coisa” (frase do ex-presidente americano Abraham Lincoln).

Não se esqueça, que você tem o maior poder do mundo, o poder de gerir a sua vida, e principalmente, a sua mente. Quando perder o medo, a sua vida dá uma volta completa e a sua mente é capaz de dominar o medo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania