Connect with us

Sociedade

Comité Yali Angola distingue membros destacados no primeiro ano de existência

Published

on

O comité Yali Angola assinalou, no passado dia 1 de Outubro, um ano desde o seu empossamento pelo Centro Regional de Liderança da África Austral, tendo para o efeito realizado no último sábado a gala Yali Awards 2021, e que visou distinguir os membros e projectos que mais se destacaram.

A coordenadora, Luyana Canza, disse que a gala visou reconhecer os jovens líderes que se destacaram ao longo do primeiro ano do comitê ao nível de empreendedorismo, liderança cívica administração pública e representantes de partidos políticos.

Foram criadas cinco categorias, algumas das quais com subcategorias. A surpresa da Noite foi a jovem Ariane Nhany, Secretária Geral Adjunta da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), braço juvenil do partido UNITA, que foi distinguida com o prémio Líder em Ascenção. Paralelamente a sua militância politica, a engenheira química é co-fundadora das associações juvenis Sociedade de Mulheres das Engenharias e tecnologias (SMET), Pensando fora da Caixa (PFC) e Parlamento Jovem Angolano.

Na categoria Líder do ano, Henrique Ngolome, Joaquim Caiombo, Alexas Tomás e Nicolau Miguel foram os vencedores.

Alexas Tomás é vice-presidente da câmara do comércio e indústria do Huambo para a Área Internacional, Organizadora de Eventos, Consultora de Moda e Empreendedora. ?enrique Ngolome é Jurista, Empreendedor Social e Director Geral do Centro de Inovação Social e Incubação da Universidade Católica de Angola.

Nicolau Miguel, Gestor de Empresas foi distinguido nesta categoria pelo seu papel como Embaixador da Paz pela Comissão Europeia e a One Young World. Já Joaquim Costa Caiombo, foi distinguido pelo seu desempenho na defesa dos interesses dos estudantes da Universidades Privadas de Angola, por ser actualmente o Presidente da Associação dos Estudantes.

Na categoria líder em ascensão o vencedor foi Engenheira Química, Secretária Geral Adjunta da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), Co-Fundadora das Associações Juvenis “Sociedade de mulheres das engenharias e tecnologias (SMET), Pensando Fora da Caixa (PFC) e Parlamento Jovem Angolano.

Na categoria Cultura e Sociedade Felipe Ndofula foi distinguido com o prémio líder associativo comunitário e voluntário, Zola Vida venceu o prémio líder empresário, Adilson Dala foi distinguido como líder ambientalista. Upale Alberto levou o prémio líder formador.

O projecto Fórum Juvenil de Apoio à Saúde e Prevenção da SIDA (FOJASSIDA), foi distinguido na categoria liderança Cívica, pelo papel que desempenhou durante a fase da pandemia, em que as pessoas vivendo com o SIDA ficaram vulneráveis. O Director Geral do Fojassida, Nelson Rodrigues, recebeu o prémio.

Sobre os critérios de nomeação às categorias, Luyana Canza referiu que foi difícil a determinação e, inclusive chegaram a pensar na possibilidade de abrir votação pública, uma ideia que foi anulada pelo facto de alguns dos membros do Comitê terem maior grau de popularidade que outros a nível da sociedade.

Como opção, esclareceu ainda, contactaram alguns dos ex professores e formadores-facilitadores aos quais foi incumbida a responsabilidade de avaliar tecnicamente os membros e os respectivos feitos.

Sobre a Yali Leadership

A Yali Leadership é um projecto da Fundação Barack Obama, que visa a formação de jovens futuros líderes em África. A sede regional da Zona austral de continente africano está na Africa do Sul.

Desde a criação do projecto, jovens de diversos países do continente africano têm se beneficiado de formações sobre liderança cívica, empreendedorismo, associativismo, voluntariado, entre outros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania