Connect with us

Economia

Comissão organiza últimos preparativos para Conferência Internacional sobre Diamantes de Angola

Published

on

A comissão organizadora da primeira Conferência Internacional sobre Diamantes de Angola está a ultimar os preparativos daquele que será o primeiro evento de magnitude internacional realizado no país, sobre os recursos minerais. Para constatar o andamento dos preparativos, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, que coordena a conferência, trabalhou na semana finda na cidade de Saurimo, acompanhado dos presidentes dos Conselhos de Administração da ENDIAMA E.P. José Manuel Ganga Júnior e da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa.

A deslocação serviu para constatar a evolução dos trabalhos preparativos da conferência, que acontece de 25 a 27 de Novembro de 2021 no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.

Trata-se do primeiro grande evento internacional de diamantes em Angola, que de 25 a 27 do corrente més de Novembro, congregará alguns dos principais stakeholders de toda a cadeia de valor da indústria diamantífera mundial.

Sobre os prelectores

Para este evento, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás convidaram especialistas portadores de vasta experiência profissional e reconhecida reputação internacional.

A exercer a função de Coordenador Especial para o estabelecimento da Bolsa de Diamantes de Angola, Peter Meeus, é conhecido pelo seu papel na criação da Dubai Diamond Exchange e da Dubai Muti Commodities Centre, e será prelector na sessão sobre “Bolsa de Diamantes: Futuro do Mercado dos Diamantes”.

David Block, director executivo da líder mundial no desenvolvimento, fabrico e venda de produtos de tecnologia de precisão para a indústria mundial de diamantes, Sarine Technologies, à qual está associado nos últimos 18 anos, participará do painel sobre “Adventos Tecnológicos na Indústria Diamantífera”.

O Fundador e Director Executivo da Synova, Bernold Richerzhagen, que inventou o processo patenteado Laser MicroJet, fará a preleção sobre “Corte e Lapidação Automatizado”.

A sua invenção permite a que um feixe laser que seja guiado até à peça de trabalho por um jacto de água fina para moldar, furar e cortar diamantes e joias.

Com mais de 40 anos de experiência na indústria diamantífera, Pierre De Bosscher é o Director Europeu da Delgatto Diamond Finance Fund e presidiu o Antwerp Diamond Bank (2009-2014), importante financiador mundial da indústria diamantífera. É convidado para a sessão sobre “Financiamento sustentável para uma Indústria Diamantífera em Transformação”.

Detentor de uma vasta experiência acumulada a trabalhar em Angola pela BHP Billiton, Herman Grütter conta com mais de 25 anos de experiência na indústria mineira e estará presente nas sessões sobre “Gênese dos kimberlitos de Angola; Qualidade das gemas de Angola comparadas com outras produtoras da região” e “Exploração mineira e desenvolvimento de projectos diamantíferos em Angola”.

No seu segundo mandato como Presidente do Conselho Mundial de Diamantes, o também actual Vice-Presidente do Conselho Europeu de Fabricantes de Diamantes, Edward Asscher foi presidente do Conselho Internacional de Diamantes.

Há cerca de 30 anos no sector, Yoram Dvash preside a Federação Mundial de Bolsas de Diamantes, organização de que foi Vice-Presidente. Lidera também, actualmente, o Instituto de Diamantes de Israel.

Responsável pelas operações da Rio Tinto Angola na concessão Chiri, Paul Hundt está no sector há três décadas, tendo trabalhado com empresas de referência como a De Beers e a BHP.

Os participantes estarão em Angola por dois dias, a fim de partilhar experiências, metodologias de trabalho e promover oportunidades de negócio susceptíveis de impulsionar a indústria angolana de diamantes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (25)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania