Connect with us

Politica

Comércio entre China e Angola aumenta 25% em 2022

Published

on

O comércio entre a China e Angola atingiu um novo recorde, totalizando 207 mil milhões de dólares americanos, um aumento de 25%, relativamente ao período homólogo anterior.

“Angola é o segundo maior parceiro comercial da China em toda a África e a China continua a ser o maior parceiro comercial angolano”, frisou o embaixador da República Popular da China em Angola, após uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, nesta segunda-feira, 15 de Maio, no Palácio Presidencial.

Gong Tao disse que os dois países estão a tentar diversificar os produtos já existentes no comércio bilateral bem como potencializar a capacidade de Angola para exportar mais para a China, que é actualmente o maior mercado consumidor do mundo, com 1,4 mil milhões de habitantes.

“As duas partes estão agora a negociar um novo acordo em que a parte chinesa vai oferecer tarifa zero a 98 por cento das mercadorias de exportação de Angola para a China. Nós estamos a negociar mais acordos nas áreas da agricultura e da pesca”, avançou.

Referiu também que Angola foi convidada a participar na 3.ª edição da Feira de Comércio e Investimento China-África, a ser realizada na cidade de Wuhan, na China, prevista para o final de Junho do corrente ano.

Angola irá participar com uma delegação governamental integrada por vários empresários para mostrar as novas oportunidades que o Executivo do Presidente da República está a promover.