Connect with us

Politica

“Combater os conflitos étnicos é fundamental para gerar o desenvolvimento”

Published

on

O activista cívico Rafael Marques apelou ontem, no Luena, na província do Moxico, para uma reflexão sobre eventuais conflitos étnico linguísticos, a fim de se preservar a paz, unidade nacional e a consolidação da democracia para gerar o desenvolvimento.

De acordo com o activista cívico Rafael Marques, o envolvimento de todos os cidadãos na luta contra conflitos étnicos, mediante diálogo, é fundamental para a sua resolução e criar-se bases para a promoção do desenvolvimento social.

O apelo foi feito durante uma acção formativa promovida pelo Centro de Estudos para a Boa Governação (UFOLO), do qual é presidente, aconselhando ser importante que cada cidadão saiba como se posicionar perante os problemas, para que a sua actuação seja direccionada no espírito de união e banir-se todos os tipos de assimetrias regionais.

Para Rafael Marques, os conflitos étnicos linguísticos ocorrem com maior regularidade em localidades onde há total sobreposição das autoridades tradicionais em detrimento da Administração Local.

Para o rapper Admiro António, conhecido nas lides musicais por “MCK”, ao falar sobre direitos humanos, fez saber que todos os tipos de exclusão social atentam a violação dos direitos humanos, pois, agridem as normas que veem plasmadas no ordenamento jurídico angolano.

MCK, também ele activista cívico da UFOLO, é contra o excesso das medidas coercivas que se verificam na actuação dos efectivos das Forças de Defesa e Segurança.

O seminário que aborda, entre outros temas, a “Protecção do Direito a Vida”, “Cidadania e Direitos Humanos, “Reuniões e Manifestações e Segurança Pública”, termina esta sexta-feira.

Por Angop