Connect with us

Politica

“Combate à corrupção em Angola está a ser injusto”, diz Marcolino Moco

Redação

Published

on

"combate à corrupção em angola está a ser injusto", diz marcolino moco - 0485a0fd5 fbeb 4016 9c3f 9a58150d2894 - “Combate à corrupção em Angola está a ser injusto”, diz Marcolino Moco

O antigo primeiro-ministro de Angola, Marcolino Moco, diz que o actual modelo de combate à corrupção e impunidade levado a cabo pelo Presidente João Lourenço é injusto.

Moco, que falava numa palestra sobre Ética e Discurso Político, afirmou que se deve encontrar um mecanismo jurídico ou político que se assemelhe ao que se passou na África do Sul.

Moco acrescentou que o que se está a fazer agora é mais vingança do que justiça e afirmou haver a percepção de arbitrariedade, pois “hoje é o (Augusto) Tomás, amanhã o general Zé Maria”.

“Quando eu olho para a decisão do caso Conselho Nacional de Carregadores (CNC) conclúo que se está a vingar do Tomás ou é bode expiatório de todos os problemas que houve porque o Zenu já saiu, o amigo dele já foi embora, Norberto Garcia ja saiu, é injusto que onde comeram todos só uns é que pagam”, sublinhou.

O antigo primeiro-ministro concordou que há “responsabilidade individual nos últimos 15 anos”.

“Por exemplo o antigo Presidente foi o maior responsável porque foi ele quem introduziu a necessidade da acumulação primitiva do capital, só que acabou por ser feita por um grupo restrito ligado a ele, incluindo os seus filhos e os demais o acompanharam”, concluiu Marcolino Moco.

O antigo chefe de Governo defendeu um sistema como o que lidou com o pós-Apartheid na África do Sul.

C/ VOA

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Truman

    30/10/2019 at 1:17 pm

    Ese besta perdeu controlo d sí. M enoja saber q em algum momento o cara foi primeiro ministro d uma república. Ele deu-s mal, axava q conseguiria 1 emprego dakeles. Ms s bem m lembro, msm a exoneraçao dele por Jes devia-s a excessiva incompetência.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação