Connect with us

Sociedade

Comandante de Esquadra, Capitão das FAA e oficial de bombeiros detidos pelo SIC acusados de roubarem 150 Mil USD

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) trabalha para a detenção de nove elementos, envolvidos no crime de roubo, em Luanda, de 154.500 dólares americanos. Detidos estão já três elementos, de um total de doze, implicados neste roubo em que foi lesado um comerciante de nacionalidade somali.

Entre os suspeitos detidos, estão efectivos da Polícia Nacional, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e das Forças Armadas Angolanas. O SIC recuperou já 31 mil dólares e 300 mil Kwanzas, dos 154.500 dólares roubados.

Em nota do SIC, a que o Correio da Kianda teve acesso, aquele orgão de investigacão criminal, afecto ao Ministério do Interior esclarece, que, na sequência investigativa do crime de roubo qualificado de Cento e cinquenta e quatro mil e quinhentos dólares norte americanos ,  ocorrido no passado dia  sete de setembro do corrente ano,  por volta das 11 horas,  no Distrito Urbano do Sambizanga, em que foi lesado o cidadão Abdi Mohamud Ahmed, casado, de 41 anos de idade, comerciante, de nacionalidade Somali, o SIC-LUANDA, projectou e desencadeou um conjunto de acções e medidas investigativas baseadas, no âmbito do nosso trabalho, que culminou na detenção de três indivíduos no referido crime, tratando-se dos cidadãos , ELTON JHON DA SILVA LEITÃO RIBEIRO, de 35 anos de idade, Oficial superior da Polícia Nacional, ostentando o grau policial de Superintendente-Chefe, colocado no Ministério do Interior, onde exerce as funções de Chefe do Gabinete do Director dos Recursos Humanos, natural e residente nesta cidade de Luanda, município do Talatona, encontrado na posse de Vinte e Dois mil e Setecentos Dólares norte Americanos, dos Quarenta e Um Mil  que beneficiou da divisão do dinheiro roubado.

CARLOS TEODORO LOPES MOREIRA, solteiro, de 52 anos de idade, Capitão das F.A.A., colocado no Comando Militar do Grafanil, natural do Kwanza-Sul e residente nesta cidade de Luanda, Município de Viana, Bairro  em posse de Mil e Quatrocentos Dólares norte americanos e ainda trezentos mil kwanzas (300.000, 00), dos dez mil dólares (USD 10.000,00), que se beneficiou, e TOMÁS ANTÓNIO FERNANDES MANASSA,  solteiro, de 40 anos de idade, 3º.Subchefe dos Bombeiros, colocado na Direcção de Infra-estruturas e Equipamentos, natural de Luanda e residente nesta cidade,  em posse de Três mil Dólares norte americanos (3.000.00,USD), beneficiando-se de cinco mil dólares (USD 5.000,00).

Assim, acrescenta a nota,   foi ainda recuperado Três mil e novecentos dólares norte americanos (USD.3.900.00) em posse do Comandante da Esquadra do Bairro Operário (2ª.Esquadra), o Intendente BENVINDO LUTANÁDIO NANGA, perfazendo assim um total recuperado quantificado em TRINTA E UM MIL DÓLARES NORTE AMERICANOS (USD 31.000,00) e TREZENTOS MIL KWANZAS (Kz. 300.000,00). Conclui.

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. Loozap

    21/09/2022 at 1:06 am

    É realmente uma pena que são as pessoas de dentro que podem fazer isso

  2. Maurício Borges

    22/09/2022 at 11:53 am

    Para além da corrupção no processo de captação e ingresso para os órgãos policiais, a eficácia dos departamentos de inspeção tbm são questionáveis. O Conselho de Segurança de Angola, deve ter como alvo, a encomenda de um estudo científico sobre que polícia Angola tem hoje em termos de ligações com o crime organizado dentro e fora das fronteiras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *