Connect with us

Mundo

Com 94,9% dos votos, Obiang é reeleito presidente da Guiné Equatorial

Published

on

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, foi reeleito com 94,9% dos votos, segundo os resultados oficiais das eleições realizadas no dia 20 de Novembro e divulgados pela Comissão Eleitoral neste sábado, 26.

O presidente, de 80 anos – no Governo desde 1979 – detém um recorde mundial de tempo no poder, deixando de lado, inclusive, as monarquias.

“A Comissão Nacional Eleitoral proclama o candidato Obiang Nguema Mbasogo presidente da Guiné Equatorial para os próximos sete anos”, anunciou o presidente do órgão, Faustino Ndong Esono Eyang.

Com 98% de participantes nas eleições realizadas em 20 de Novembro, segundo dados da Comissão Eleitoral daquele país, Obiang obtém um sexto mandato à frente deste país do centro-oeste africano, rico em hidrocarbonetos, que se tornou independente da Espanha em 1968.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.