Connect with us

Mundo

Colômbia já tem novo Presidente: Iván Duque

Published

on

O conservador Iván Duque, do Centro Democrático, será o novo presidente de Colômbia. O candidato, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, ganhou neste domingo o segundo turno das eleições colombianas contra o esquerdista Gustavo Petro com 54% dos votos e uma diferença de 12%. A Colômbia inaugura assim uma fase crucial para sua transição um ano e meio após a assinatura dos acordos de paz com as FARC, aos quais Duque pretende aplicar modificações. Tomará posse em agosto, sucedendo Juan Manuel Santos no cargo, e será o encarregado de pilotar um novo ciclo. Enfrenta o desafio de superar a polarização política, conter a violência que ainda atinge algumas regiões e melhorar a economia.

Duque chegará à Casa de Nariño [sede do governo] com um capital de mais de 10 milhões de votos —com quase o 99,5% urnas apuradas— contra os mais de oito milhões de Petro em um país dividido sobre o processo de paz. Mas, ao mesmo tempo, com inquietudes que mostram uma mudança de época. O ex-senador do Centro Democrático foi porta-voz da campanha do “não” no plebiscito sobre os acordos com as FARC celebrado em outubro de 2016. Sua proposta ganhou por uma estreita margem, o que obrigou o Governo a mudar o texto. Desde então, Duque foi moderando seu discurso, que nos últimos meses esteve centrado sobretudo na recuperação econômica e na regeneração política. Ele não pretende, afirma, “deixar em pedaços” o que foi acordado como pedem os setores mais intransigentes de sua coalizão e vai limitar as reformas a alguns aspectos relacionados ao sistema de justiça transicional.

Sua declaração de intenções, um discurso que o afasta da atitude habitual de Uribe, cristalizou-se ontem depois de votar. “Venho para ratificar um desejo. É que a Colômbia possa ser governada por uma nova geração que quer governar com todos e para todos, que quer unir o país, que quer virar as páginas da corrupção, da politicagem e do clientelismo”, disse Duque, que está prestes a completar 42 anos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *