Sociedade
Colégio mais caro de Luanda cobra propinas mensal equivalente a 26 salários mínimo
O colégio mais caro a funcionar em Luanda, é a Escola Internacional de Luanda ( LIS) que cobra por propina média mensal, acima dos setecentos mil Kwanzas. Um valor, que para quem é funcionário público, teria de trabalhar 26 meses para pagar a mensalidade de trinta dias.
Matricular um filho em Luanda, numa escola que oferece segurança, condições de higiene e métodos de ensino eficaz, é o desejo de qualquer Pai. Mas, é preciso ter bolso para tal. Em colégios como a Escola Internacional de Luanda, e o Colégio Angolano de Talatona( CAT) os preços praticados por estas escolas, tem levado pais e encarregados de educação a queixarem-se, solicitando a intervenção de quem de direito.
Com o arranque do novo ano lectivo, alguns encarregados ouvidos pelo Correio da Kianda, e que têm os seus filhos a estudarem em escolas acima citadas, mostram-se agastados, e acusam a Associação Nacional de Ensino Privado (ANEP) de falta vontade na intervenção dos preços milionários cobrados por estas escolas. Alguns, falam em novos ajustes nos preçários do Colégio Angolano de Talatona, que este ano a matricula para novos alunos, que inclui seguro escolar e o cartão de acesso, passou de Cem Mil Kwanzas, para 270 mil. Enquanto que as propinas, que noutrora custava Cento e Trinta Mil, passa agora a custar Quatrocentos e Dois Mil e Quinhentos Kwanzas, tendo sofrido o acréscimo de aproximadamente 210%.
Lt
30/01/2021 at 8:59 am
os pais devem saber que quando não pagam a iva as escolas pagam a cada compra que fazem e as escolas a partir de janeiro pagarão 7% selo em vez de 1%
Joaquim Fernando
17/05/2022 at 8:59 pm
Puxa vida