Politica
“Coesão social e paz são catalisadores fundamentais para o nosso rápido progresso” – Higino Carneiro
A província do Cuando Cubango acolheu o colóquio sobre a batalha do Cuito Cuanavale. O certame enquadra-se nas comemorações do Dia da Libertação da África Austral, que assinala-se este sábado.
Um dos prelectores no colóquio, o general Higino Carneiro ressaltou, em sua intervenção, “a importância vital da coesão social e da paz como catalisadores fundamentais para o nosso rápido progresso e desenvolvimento” de Angola.
“Busquei também destacar o fervor patriótico que inspirou os jovens militares naquela época, que defenderam a unidade nacional com sacrifício”, destacou, numa publicação nas suas redes sociais.
No evento, que reuniu cerca de duzentos jovens provenientes das 18 províncias do país, Higino Carneiro orientou que, “neste caminho rumo ao futuro próspero que todos ansiamos para Angola, devemos permanecer unidos num só propósito, superando desafios e construindo um país mais forte e justo para todos os cidadãos”.
“Juntos somos capazes de alcançar grandes feitos. Unidos no nosso compromisso comum, avançaremos rumo a uma Angola melhor para as gerações presentes e futuras”, disse.
A Batalha de Cuíto Cuanavale é tida como o maior confronto militar da Guerra Civil Angolana, ocorrido entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988.