Connect with us

Angola que dá certo

Coca-Cola e Refriango doam materiais diversos à organização filantrópica JOBAB Projectos Sociais

Published

on

A Coca-Cola em Angola e a Refriango realizaram a entrega de materiais diversos à organização filantrópica JOBAB Projectos Sociais, no âmbito da Campanha All Hearts, que promove doações a ONGs durante a época festiva, e que em Angola beneficiou a ECO Escola, que promove projectos e iniciativas de educação ambiental na comunidade do Gamek.

O acto, realizado na quarta-feira, 27, ilustra o compromisso global da Coca-Cola em fazer a diferença nas localidades onde opera, tendo como preocupação a gestão dos resíduos sólidos e reciclagem dos mesmos.

Gerida pela organização filantrópica JOBAB Projectos Sociais, a Eco Escola é um projecto educacional, onde os encarregados de educação não pagam as propinas em espécie (dinheiro) mas com a entrega de resíduos sólidos, preferencialmente garrafas de plástico e papelão. 

Para dinamizar a actividade desenvolvida pela organização filantrópica, entre os bens doados no âmbito constam: computador, impressora e router de internet, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem das crianças da Eco Escola, bem como materiais de biossegurança (luvas, botas, uniformes), pás, carros de mão, que ajudarão no processo de recolha e tratamento dos resíduos sólidos.

Sobre esta importante acção, Paula Lima Matoso, Directora de Marketing da Coca-Cola Angola, disse: “A nossa organização tem a missão de criar um Mundo Sem Resíduos com uma visão que visa recolher e reciclar o equivalente a cada garrafa ou lata que vendemos e usar 50% de material reciclado em todas as suas embalagens até 2030. Temos o compromisso de fazer a diferença nas comunidades onde operamos e acreditamos que o projecto Jobab está a causar um impacto não só na gestão de resíduos, mas no desenvolvimento social da comunidade e estamos felizes em apoiar as suas actividades como parte da nossa campanha All Hearts”. 

Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, sublinhou que a sua organização vai continuar a promover projectos sociais: “ Somos uma organização movida pela paixão de transformar a vida quer dos nossos colaboradores como das pessoas nas comunidades e vamos continuar a incentivar e a apoiar projectos sustentáveis, inspiradores e que contribuam para a inclusão social, melhoria da sociedade e para a protecção do meio ambiente”Por sua vez, Areadine Manuel-Coordenadora – Geral da Jobab Projectos Sociais e Directora da Jobab Eco Escola afirmou o seguinte: “Nós entendemos que o grande problema da nossa sociedade parte da educação, daí termos chegado à conclusão que precisávamos agir e trabalhar com as crianças para que pudéssemos construir uma base sólida para conseguir solucionar os problemas que enfrentamos nas comunidades”.

A responsável explicou que o projecto nasceu da constatação de que “muitas crianças não iam à escola porque os pais não tinham condições de pagar o estudo, por este motivo implementamos o pagamento das propinas com resíduos sólidos”.

Areadine Manuel agradeceu o gesto da Coca-Cola e da Refriango, apelando para que outras instituições sigam o exemplo, podendo “doar livros, computadores, jogos com foco nas crianças, pagar bolsas de estudos ou contribuindo de outras formas”

Sobre a Jobab e Eco-Escola

A Jobab é uma organização filantrópica que desenvolve vários projectos com foco no desenvolvimento comunitário, promovendo a educação ambiental por via da recolha e gestão de resíduos sólidos.

Dentre os seus projectos, destacam-se a Eco Escola, que tem a capacidade para albergar 150 alunos, mas que neste momento tem sob tutela 124 petizes, dos 5 aos 15 anos. Com 36 colaboradores, entre professores, administrativos e outros, a escola possui 4 salas, onde são ministradas aulas da 1ª a 6ª classe.

Além da escola ecologica, a JOBAB possuí também projectos de recolha e gestão de resíduos sólios tanto em ponto de recolha da organização como em sistema recolha porta-a-porta, bem como uma mercearia denominada Busara “expressão em suaíli que significa Sábio, sabedoria ou conhecimento”, uma Eco-tanda, onde a compra é efectuada também com resíduos sólidos depositados na loja e não com dinheiro. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *