Politica
CNIDAH regista áreas por desminar até 2025
A Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) tem 1.400 áreas minadas catalogadas e confirmadas a nível do país para serem desminadas até 2025, informou quinta-feira, no município do Cuito Cuanavale, Cuando Cubango, o chefe de operações da CNIDAH, brigadeiro Leonardo Sapalo.
Leonardo Sapalo, que falava no final de um acto de destruição de engenhos explosivos no município do Cuito Cuanavale, disse que a desminagem nestas 1.400 áreas actualmente minadas vai permitir ao Executivo reduzir significativamente as zonas de contaminação de engenhos explosivos no país. A par destas 1.400 áreas minadas já catalogadas, disse, ainda existem muitas zonas com suspeitas de minas em Angola e com grande realce no Cuando Cubango, que precisam de ser pesquisadas para que nos próximos tempos possam beneficiar também do processo de desminagem.
O também director-geral do Instituto Nacional de Desminagem disse que a implantação de minas no país foi feita por 14 a 16 exércitos. Logo, cada usou o seu método de minar e, não havendo mapas, não é possível quantificar as minas implantadas.
Fonte: JA