Connect with us

eleições

CNE recruta Agentes eleitorais no exterior

Published

on

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anunciou na semana finda, o concurso público de recrutamento de Agentes Eleitorais para trabalhar das Mesas de Assembleias de Voto no exterior do país, no dia 24 de Agosto próximo.

O número de membros necessário não vem determinado no edital nº 7, a que tivemos acesso, através da página online na CNE. Entretanto, diferente do concurso anunciado na semana finda para os membros das mesas das Assembleias de Voto nas 18 províncias do país, que foi online, este do exterior é presencial.

Os candidatos têm esta segunda-feira, 4 e terça-feira, 5 de Julho corrente para apresentarem as suas candidaturas junto das missões diplomáticas angolana, nos países em que se encontram a residir.

Os cidadãos, de acordo com o anúncio, devem ser cidadãos nacionais com capacidade eleitoral e disponibilidade para trabalhar no pleito a 24 de Agosto próximo, ter os seus dados eleitorais actualizados a partir do país em que se encontra a residir.

Cópias do Bilhete de Identidade e do certificado de habilitações literária, do ensino médio no mínimo, bem como o Certificado de Vacina contra a Covid-19 são os documentos exigidos para o efeito.

Africa do Sul, Brasil, Portugal, Alemanha, Namíbia, Zambia, China, Turquia e Espanha são alguns dos países onde a comunidade de angolanos residentes, num total de 22 mil cidadãos estão habilitados a votar para as eleições gerais de 24 de Agosto, naquelas que serão as primeiras votações a partir do exterior.