Connect with us

Destaque

CNE já definiu valores a atribuir aos membros das mesas das Assembleias de Voto

Published

on

Os montantes fixados são também para atribuir aos membros auxiliares das Assembleias de Voto, com destaque para os assistentes eleitorais e os operadores logísticos.

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que o órgão eleitoral apreciou, ainda ontem, a informação  da Comissão Provincial Eleitoral do Bié, sobre  um incidente rodoviário ocorrido durante a transportação de material eleitoral sensível. A porta-voz esclareceu que foram extraviados 3.900 boletins de voto, cabines de voto  e outro material constante do kit que se destinava a cinco Assembleias de Voto.

Relativamente ao material extraviado no incidente, Júlia Ferreira  explicou que a CNE decidiu que, ainda que seja recuperado, não será aproveitado,  por  considerar  material inutilizável.
A porta-voz informou que o material extraviado será reposto. “A CNE tem material suficiente. Foi definida uma margem de mais de sete por cento em função do universo eleitoral”, garantiu.

Júlia Ferreira garantiu que a CNE está empenhada em apurar com exactidão o que se passou, tendo  constituído uma comissão de inquérito para chegar à verdade dos factos. Acrescentou que foram reforçados os mecanismos de segurança na transportação do material eleitoral sensível.
Ainda na reunião plenária extraordinária de ontem, a CNE  aprovou uma directiva relativa à gestão do material eleitoral de contingência, que visa estabelecer as  circunstâncias em que se  pode fazer  a sua utilização.

Para tal, foram  criados oito centros de aprovisionamento regional nas províncias de Luanda, Benguela, Moxico, Malanje, Huila, Huambo, Lunda-Norte e Cuando Cubango.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *