Destaque
CNE já definiu valores a atribuir aos membros das mesas das Assembleias de Voto
Os montantes fixados são também para atribuir aos membros auxiliares das Assembleias de Voto, com destaque para os assistentes eleitorais e os operadores logísticos.
A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que o órgão eleitoral apreciou, ainda ontem, a informação da Comissão Provincial Eleitoral do Bié, sobre um incidente rodoviário ocorrido durante a transportação de material eleitoral sensível. A porta-voz esclareceu que foram extraviados 3.900 boletins de voto, cabines de voto e outro material constante do kit que se destinava a cinco Assembleias de Voto.
Relativamente ao material extraviado no incidente, Júlia Ferreira explicou que a CNE decidiu que, ainda que seja recuperado, não será aproveitado, por considerar material inutilizável.
A porta-voz informou que o material extraviado será reposto. “A CNE tem material suficiente. Foi definida uma margem de mais de sete por cento em função do universo eleitoral”, garantiu.
Júlia Ferreira garantiu que a CNE está empenhada em apurar com exactidão o que se passou, tendo constituído uma comissão de inquérito para chegar à verdade dos factos. Acrescentou que foram reforçados os mecanismos de segurança na transportação do material eleitoral sensível.
Ainda na reunião plenária extraordinária de ontem, a CNE aprovou uma directiva relativa à gestão do material eleitoral de contingência, que visa estabelecer as circunstâncias em que se pode fazer a sua utilização.
Para tal, foram criados oito centros de aprovisionamento regional nas províncias de Luanda, Benguela, Moxico, Malanje, Huila, Huambo, Lunda-Norte e Cuando Cubango.