Politica
Clima de tensão entre parlamentares adia discussão do OGE 2023
O clima tenso vivido na Assembleia Nacional esta sexta-feira, 13, entre os deputados do MPLA e dos partidos da oposição, obrigou o adiantamento da discussão do Orçamento Geral do Estado de 2023 para segunda-feira, 16.
Nem mesmo as seis horas de “acérrimo” debate foram suficientes para concluir a apreciação, na generalidade, da Proposta de Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2023, o qual será retomado na próxima semana.
As trocas de acusações entre os parlamentares foram o ápice da sessão. Alguns deputados da oposição chegaram mesmo a afirmar que os OGEs já aprovados nos anos anteriores “nunca reflectiram na vida directa do cidadão”.
Os deputados na sessão de segunda-feira vão voltar a apreciar a proposta orçamental apresentada pelo Executivo, a qual comporta receitas estimadas em KZ 20. 104 207 404 872,00 (vinte biliões, cento e quatro mil duzentos e sete milhões, quatrocentos e quatro mil e oitocentos e setenta e dois Kwanzas) e despesas fixadas em igual montante para o mesmo período.