Connect with us

Sociedade

Clientes em Luanda devem à EPAL mais de 103 mil milhões Kwanzas

Published

on

A dívida de clientes à Empresa Pública de Àguas de Luanda (EPAL), nos últimos três meses de 2021, está estimada em mais de 103,4 mil milhões de kwanzas.

De acordo com a matéria publicada pelo Jornal de Angola, o  município de Luanda detém o maior volume de dívida com 40,2 mil milhões de kwanzas,  e o sector de actividade doméstica apresenta o maior volume de dívida com 85,3 mil milhões.

No referido período, cobrou-se, no total, 2.710 milhões de kwanzas, verificando-se um aumento de 3,0 por cento comparativamente ao mesmo período do ano anterior. A maior cobrança registada foi no mês de Dezembro, representando 38 por cento em relação ao valor global e a mais baixa no mês de Novembro com 30 por cento.

O sector Doméstico representou 44 por cento da receita global, Serviços 16 por cento, seguindo Água Bruta e Indústria, com 11, respectivamente.

O relatório aponta que, no IV trimestre, registou-se uma cobrança de 59 por cento em relação à facturação.

O Departamento Comercial Municipal de Belas possui a cobrança mais ajustada à facturação com 116 por cento, seguido pelo Departamento de Negócios Empresariais com 100 por cento. Em relação às lojas, destaca-se o Sequele com 122 por cento cobrado em relação à facturação, seguido a do Nova Vida com 116 e Km 44 com 96 por cento.

Relativamente ao cadastro, o processo consiste, inicialmente, na inserção de dados de identidade do potencial cliente no sistema para posterior acompanhamento, facturação e cobrança, caso se efective a ligação e se confirme o consumo de água potável.

Nesse sentido, totalizaram 525.776 clientes na base de dados, observando-se um aumento de 2,0 por cento em relação ao período homólogo.

Para um atendimento mais eficaz, a empresa criou um serviço integrado mais próximo do cidadão para a prestação dos serviços comerciais e técnicos, tendo fixada a direcção comercial pelos nove (9) municípios de Luanda um total de 19 lojas comerciais e 18 postos de cobrança.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.