Sociedade
Citadinos em Luanda preocupados com escalada de assaltos em táxis
A crescente violência marcada por roubos e agressões físicas nos táxis em Luanda está a deixar muitos cidadãos traumatizados e relutantes em utilizar este meio de transporte, como o caso das vítimas ouvidas pelo Correio da Kianda.
“Estava a sair do 11 de Novembro quando infelizmente subi num táxi em direcção ao Kilamba, e ao longo do trajecto, o cobrador e os comparsas anunciaram o assalto, e pediram-me que lhes entregasse tudo que tinha, inclusive pediu-me para tirar todo dinheiro que tinha na conta”, descreveram as vítimas, visivelmente emocionadas.
O Presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA) alerta os passageiros a estarem atentos quando forem utilizar estes meios de transportes, sobretudo a noite.
Francisco Paciente avançou que a sua organização tem estudado com os órgãos de Defesa e Segurança mecanismos de como encontrar as melhores soluções para a protecção dos taxistas e passageiros.
O sociólogo Zeferino Miguês aponta a desigualdade social e a precariedade como sendo os factores da prática destes crimes.
“Muitas vezes, a juventude embarca para estas práticas por conta das desigualdades sociais, e muitas vezes na apetência de querer dinheiro fácil, embarcam para esta prática a todos os níveis reprováveis”, explicou.
Por Delgado Teixeira