Sociedade
CISP e ENBI reforçam parceria para garantir segurança nos transportes públicos
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) assinaram, na manhã desta quarta-feira, 19, em Luanda, um memorando de entendimento que visa reforçar a segurança pública e combater a criminalidade nos transportes públicos, através da integração de dados do sistema informático da ENBI.
A parceria prevê a instalação de câmaras de vigilância para monitorização em tempo real, permitindo a localização de veículos e a identificação de responsáveis por vandalismo e possíveis práticas de violência.
O Director da Empresa Nacional de Bilhética Integrada, Mário Nsingi, considerou ser oportuno a assinatura do protocolo para garantir segurança e liberdade as populações.
Segundo disse, um dos mecanismos está instalado nos autocarros e o mesmo permite em tempo real que a ENBI tenha conhecimento de qualquer situação que decorre na viatura para alerta para as entidades e com a assinatura deste memorando o CISP terá em tempo real o alerta de qualquer anomalia.
“O que estamos a fazer agora é levar este alerta directamente para o CISP”, sublinhou.
Para o gestor, a parceria dará outro nível de segurança para os utentes dos transportes públicos, bem como, alargar as horas de operações.
“Garantir que as operadoras possam operar para além das 20horas sem que haja receio de ou sentimento de insegurança para os cidadãos que trabalham para além daquelas horas acender os espaços públicos”, afirmou.
Continuou dizendo que o protocolo visa também assegurar as infra-estruturas da ENBI colocadas à disposição dos cidadãos.
“Estamos a falar dos nossos quiosques, lojas para também permitir a segurança das nossas infraestruturas e dos nossos colegas que trabalham diariamente com as populações” enquadrou.
Tendo em conta a importância que os transportes públicos têm hoje na vida dos cidadãos, o Director Geral do Centro Integrado de Segurança Pública, Adulcínio Isaac Sandolina Silva Lutucuta, garantiu que a participação do seu órgão na segurança dos populares vai significativamente aumentar e fortalecer a segurança pública.
Questionado sobre as principais preocupações, o comissário respondeu que se tem registado vandalização dos meios públicos, aumento de criminalidade no interior dos transportes colectivos, o que acaba por constituir preocupação para o Centro Integrado de Segurança Pública, por isso, enalteceu a iniciativa e ressaltou um trabalho conjuntural para devolver e garantir a tranquilidade aos passageiros e público geral.
“Será um acréscimo daquele que já existe, mais direcionado para segurança dos transportes públicos, vamos agora reforçar o CISP com os dados que estão na plataforma da ENBI, quer para auxiliar as acções de investigação criminal e também de intervenção para situações de emergências”, vincou.
Director geral da Cidrália, Coementino Neto, considerou a união bilateral como avanços da tecnologia visando assim celeridade, segurança na actividade. Para ele, esta parceria poderá combater os vários problemas como supressão de receitas, desvio de receitas, vandalismo da frota, tendo revelando que as operações tiveram as melhores reações possíveis.
Será ainda implementado o Botão de Pânico para comunicação directa entre os autocarros e a central do CISP, garantindo resposta rápida a incidentes. A frota de autocarros, táxis azul e branco e outros veículos aderentes ao SNBI – Sistema Nacional de Bilhética Integrada, serão monitorados para assegurar o cumprimento das rotas e horários estabelecidos, além de permitir a fiscalização dos trajetos e o rastreamento de veículos e indivíduos envolvidos em incidentes.