Connect with us

Sociedade

Cirurgias robóticas começam amanhã no país

Published

on

O país prepara-se para realizar a primeira cirurgia robótica. Trata-se de uma intervenção menos dolorosa e invasiva que irá permitir que os pacientes tenham uma recuperação rápida, colocando Angola na lista do primeiro país da África subsaariana a realizar um procedimento do género, com excepção da África do Sul.

As cirurgias robóticas começam a ser feitas já amanhã, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-pulmonares, Cardeal Dom Alexandre de Nascimento, dando prioridade a alguns casos diagnosticados no Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), que se encontram em lista de espera.

De acordo com a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, trazer esta tecnologia para Angola, apesar de ser um desafio, faz parte da agenda do Executivo no âmbito social e a saúde não é excepção.

“Vamos iniciar com a cirurgia robótica que reduz o tempo de internamento, maior precisão e quando as doenças são diagnosticadas precocemente como, por exemplo, o cancro da próstata que serão as primeiras cirurgias a serem feitas, o doente pode ser curado”. Adiantou Sílvia Lutucua

A responsável da saúde disse que as campanhas de rastreio do cancro da próstata visam aumentar a consciencialização e detecção precoce da doença, pois aumenta, significativamente, as chances de tratamento bem-sucedido, reduzindo assim o número de mortes causadas pela doença.

Adiantou que a equipa de especialistas internacionais, liderada por uma autoridade mundial em cirurgia robótica, além de ajudar o país a realizar esta primeira intervenção cirúrgica, vai também ajudar no treinamento e formação dos especialistas angolanos.

“As nossas equipas vão ser treinadas também a manusear estes equipamentos, a fazer cirurgias com precisão e a curar os nossos doentes”, disse Sílvia Lutucuta.

Colunistas