País
Circular do Luau ao Alto-zambeze poderá ser feito sem constrangimentos nos Próximos tempos
A circulação de pessoas e bens do Municipio do Alto Zambeze a outros Municípios da Provincia do Moxico, poderá melhorar nos próximos meses, agora, com a reabilitação da estrada que liga aos dois Municípios fronteiriço, o Luau e o Alto Zambeze.
O lançamento da pedra que dará início a reabilitação daquela estrada, foi feita nesta Segunda-Feira (15) de Abril pelo Secretário de Estado da construção Molares D’Abril , que fez-se acompanhar do Governador anfitrião da Província do Moxico Gonçalves Muandumba.
Apesar de ser um avanço para o País e para Província, tendo em conta as dificuldades que os cidadãos do Alto Zambeze enfrentavam, tanto em escoar produtos assim como circular daquele Município ao Luau, a reparação da estrada não será feita em asfalto, mas sim, em terraplanagem, por falta de dinheiro por parte do Ministério da construção, segundo fez saber ontem o Secretário de Estado do Ministério da Construção Morales D`Abril, quando questionado pelo repórter Correio da Kainda, das razões que levaram aquele Ministério a intervir de forma terraplenada, em vez de um asfalto.
Morales D`Abril justifica a accão com a falta de condições financeira, mas adianta que esforços estão a ser feitos, por parte do Ministério da construção, no sentido de ter uma estrada asfaltada nos próximos tempos.
“ Trata-se de uma intervenção que vai facilitar a ligação em condições mais adequadas que as actuais ao Município de Cazombo, embora ainda não seja uma intervenção definitiva, vai permitir que doravante se possa fazer facilmente esta ligação, e estamos a tratar das questões relativamente mais profunda. Disse o Secretário de Estado da Construção.
Orçada em mais de Oitocentos Milhões de Kwanzas, a estrada será terraplanada pela empresa chinesa de construção civil Sinohidro, numa extensão de 170 Quilómetros, num troço que liga o Marco 25 a Cazombo, sede do Municipio do Alto Zambeze.
A população do marco 25 testemunhou o acto de consignação, assim como os representates dos Partidos Politicos da oposição naquela Provincia, que esperam melhorias, e em representação do INEA (Dono da Obra), esteve representado o Engenheiro Helder Jordão, Director do INEA naquela Província.
Em breves Palavras, o Governador do Moxico mostrou-se satisfeito com accão do Ministério da Construção, que apesar de ser uma intervenção por enquanto terraplana, o sofrimento dos cidadãos que circulam por aquela via, será minimizada.
“Para além de Governante, sou um cidadão comum, e satisfaz-nos neste momento, se tivermos em conta as condições em que ela se encontram, uma vez que há pessoas que morrem e que as vezes não podem ser socorridas a tempo por causa do mau estado da estrada, e vamos ter uma estrada embora não asfaltada, mas com o trafego a funcionar normalmente, acho que estamos todos satisfeitos. Disse Gonçalves Muandumba.