Connect with us

Educação Financeira

Cinco passos para casais criarem negócios de sucesso

Published

on

Já escrevi aqui sobre namoros, noivados, casamentos, mas agora vou escrever sob uma nova perspectiva: casal e o casal criar negócios para poderem outras fontes de rendimentos e aumentar os rendimentos para a família e não só.

Qualquer casal tem seus altos e baixos, todos os casais passam por fases e etapas do melhor, do «assim assim» e do pior. Um relacionamento tende a ficar ainda mais desafiador quando você empreende com seu parceiro ou parceira.

Já se imaginou a empreender com a seu parceiro ou com seu parceiro? Nunca… já, mas nunca avançou? Sim, mas não resultou, então em que podemos ajudar?

1. Certifique-se de ter um relacionamento saudável

Antes de iniciar a empresa juntos, você precisa ter certeza de que está em uma relação que te faz bem. Ou seja, se vocês estão a conseguir ser felizes como parceiros de vida, adicionar mais uma complexidade ao relacionamento tende a piorar a situação, em princípio, isso porque as necessidades que acompanham um negócio próprio testarão ainda mais vocês dois como dupla. Daí a importância de ter uma base sólida e confiável para suportar os eventuais conflitos, a falta da mesma visão, stress, ansiedade quanto ao futuro, etc.

2. Estabeleça metas e foco

Prepare-se para se concentrar nas metas e nas expectativas profissionais, que serão todas compartilhadas com o parceiro. Um grande desafio é o tempo: será preciso foco para manter a eficiência no trabalho, mas também reservar momentos pessoais juntos para que vocês não se tornem apenas parceiros de negócios. Muitos casais têm dificuldade de alcançar sucesso empreendendo justamente porque não conseguem encontrar esse meio-termo.

A dica é conversar e estabelecer os objectivos individuais e compartilhados (a dois). Cada um tem seu entendimento do que significa ser “bem-sucedido”, então, é importante saber como cada um de vocês encara a questão. Lembre-se de que você trabalhará por longas horas, inclusive aos finais de semana e provavelmente deixará de lado «happy hours» e festas enquanto estiver fazendo o negócio crescer. Os dois precisam estar cientes disso.

3. Encontre sua paixão e desenvolva sua visão

Ao desenvolver a ideia de sua empresa, você precisa pensar em que você é bom ou qual é a sua paixão. Não se limite por fracassos anteriores. Em vez disso, pense no que você aprendeu com as lições do passado e aplique isso ao empreendimento actual. Você já deve ter ouvido que falhará muitas vezes antes de encontrar o sucesso e acredite: é verdade.

4. Dê o primeiro passo

Pode parecer óbvio, mas não é nada fácil dar o primeiro passo — e, mais do que isso, continuar seguindo em frente. Poucas empresas facturam alto em seu primeiro ano. Vocês terão de se esforçar, aceitar as responsabilidades e, quando um parceiro estiver esgotado, o outro terá de motivá-lo. Nos momentos em que cada um tiver argumentos e pontos de vista divergentes, a chave é a perspectiva: tente ver as coisas pelo ângulo do seu parceiro para chegar a um entendimento.

5. Comemore as vitórias

Saiba celebrar as conquistas obtidas. Uma boa ideia é fazer viagens juntos quando possível. Também é importante mostrar apreço pelo parceiro não apenas nos negócios, mas na vida pessoal. Manter a faísca romântica é tão essencial quanto manter o bom relacionamento no negócio. No final, está nas mãos de vocês alcançarem o que desejam. Os dois precisam querer estar juntos e dedicar tempo, esforço e sacrifício por muitos anos para realmente ter um empreendimento de sucesso.

Uma relação excelente é aquela em que dois se comprometem quanto ao futuro. E o compromisso vem com inúmeros exemplos e criar um negocio com a sua «cara-metade» e do melhor que se pode ter. É a prova viva de que vale a pena. Há confiança entre o casal. Há compromisso. Há lisura. Há respeito. E o respeito é tudo.