Connect with us

Politica

Cinco ministros acompanham João Lourenço na viagem a China

Published

on

Os ministros da Energia e Águas, Transportes, Agricultura, Finanças e Recursos Minerais, Petróleo e Gás integram a delegação presidencial angolana que efectua esta semana uma visita oficial a China, a convite do presidente Xi Jinping.

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, a previsão é que João Lourenço fique três dias em território chinês, sexta-feira, sábado e domingo, numa visita que, segundo o comunicado, “tem como ponto mais alto um encontro com o presidente Xi Jinping no primeiro dia, destinado a abordar a estratégia futura das relações bilaterais”.

O Chefe de Estado angolano vai reunir, igualmente, com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o presidente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento), Zhao Leji.

O programa destaca também a participação de João Lourenço num Fórum de Negócios, com o tema “Investimento em Angola no centro dos debates”.

“O estadista angolano concederá audiências a empresários chineses que já actuam no mercado nacional ou o queiram fazer futuramente”, realça a nota, acrescentando que está igualmente agendado “um encontro com representantes da comunidade angolana na China”.

Para além de Beijing, a delegação angolana vai visitar a província de Xandong, onde “o presidente João Lourenço vai manter contactos com responsáveis dos sectores produtivos nos domínios da indústria têxtil, farmacêutica e agrícola”.

João Lourenço entre a reaproximação a Xi Jinping e a alteração do modelo de pagamento da dívida