Connect with us

Educação Financeira

Cinco (5) ideias de baixo custo para celebrar a passagem de ano de 2021 para 2022

Published

on

No segundo ano com a convivência do vírus SARS COV 2, vírus que provoca a doença mundialmente conhecida por Covid 19, sabe que é necessário a tomada de um conjunto de precauções sanitárias e de higiene pessoal e colectiva para que tudo possa acabar bem no que concerne ao ano de 2021 e comece bem o ano de 2022.

Além disso, em Angola temos presente que desde 23 de Dezembro temos um novo Decreto Presidencial n.º 315/21, de 24 de Dezembro – a última alteração ao Estado de Calamidade Pública em Angola, o que restringe e muito a socialização de pessoas em espaços públicos sociais. Logo, este condicionamento, que associado ao tempo de festejar mais a necessária poupança financeira, leva-me a redigir este artigo na última semana do ano de 2021.

Ficam cinco (5) dicas ou conselhos para festejar a passagem do ano tendo em conta o contexto mundial em geral e de Angola em particular: Covid 19, Festejar e Limitar os gastos financeiros ao quanto baste (qb):

1- Passagem de ano/réveillon caseira: uma das formas mais fáceis de poupar dinheiro na passagem de ano/réveillon é passar a noite em casa, com um bom jantar e a assistir aos muitos programas televisivos que entretêm e fazem a contagem decrescente até às doze badaladas. Se nunca passou uma passagem de ano/réveillon casual em casa, está na hora de experimentar!

2- Festa luxuosamente low-cost: se não abdica de uma festa «glamorosa»com toda a pompa e circunstancia, então combine com os amigos/familiares em que casa é que podem realizar a festa, sendo que todos devem contribuir com as decorações, alimentação e bebidas. Vistam-se a rigor e a festa de passagem de ano/réveillon vai parecer tudo menos de baixo custo.

3- Entre o céu e o mar: se vive num local com condições climatéricas favoráveis, a praia é um excelente local a considerar se quer passar a passagem de ano/réveillon fora de casa e, mesmo assim, poupar dinheiro. Reúna os amigos/familiares, levem mantas, snacks, bebidas, lanternas, algumas velas dentro de frascos e digam “feliz ano novo” ao som das ondas! Imagine passar o dia 31.12 para 01.01 no Ponto Final da Ilha de Luanda…

4- Ano novo em família: certamente que recebe inúmeros convites da família para passar a passagem de ano/réveillon em suas casas. Porque não aceitar esse convite? Ou todos, passando um bocadinho da noite em cada casa (se as distâncias forem curtas, claro!)? Só terá de levar um «miminho» para o anfitrião e acabará por dar as boas-vindas ao novo ano sem gastar muito dinheiro!

5- Maratona fotográfica: junte um grupo de amigos e as suas máquinas fotográficas/máquinas de filmar e percorrem as ruas da cidade a registar os últimos momentos do ano que está prestes a acabar. Depois da meia-noite, podem ir até casa, brindar, comer qualquer coisa e ver tudo o que conseguiram captar o ano passado!

O ano de 2021 está a terminar. É neste mesmo ano que iniciámos aqui semanalmente, sempre às Quartas-feiras a coluna de Educação Financeira para as famílias angolanas. Com este artigo é 28ª semana consecutiva e assim continuaremos em 2022, sempre com temas actuais e impactantes na vida de todos os que vivem, trabalham e amam Angola.

Feliz 2022 para todos e Deus vos abençoe.

Professor Daniel Sapateiro