Connect with us

Politica

Cimeira em Luanda reunirá presidentes da RDC, Rwanda e Burundi na Cidade Alta

Published

on

O presidente João Lourenço convidou os homólogos do Rwanda, Paul Kagame, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Burundi, Évariste Ndayishimiye, para uma cimeira, na próxima segunda-feira, 21, em Luanda, sobre a crise Rwanda/RDC.

A informação foi avançada esta terça-feira, em nota, pela Secretaria de Imprensa do Presidente da República, tendo adiantado que o Chefe de Estado angolano convidou, igualmente, o antigo Estadista queniano, Uhuru Kenyatta.

O documento refere que a cimeira de Luanda deverá aprovar o Plano de Acção da Paz na República Democrática do Congo (RDC) e o restabelecimento das boas relações com o vizinho Rwanda.

O Presidente João Lourenço endereçou o convite na sua qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana, encarregue do dossier relativo ao conflito RDC-Rwanda,

No quadro da mediação à tensão política e militar, o Estadista angolano esteve sexta-feira, 11,  no  Rwanda e  sábado, 12, na RDC para dialogar com os homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi.

Durante os encontros com os homólogos, João Lourenço apresentou propostas para adaptar o Roteiro de Paz de Luanda à nova realidade vivida na fronteira entre os dois países.

João Lourenço, que preside à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a RDC.

Com Angop