Economia
Cimeira do G7 termina em fiasco
G7 termina com compromisso para um comércio internacional com “regras”, com declaração contra protecionismo, que Trump não apoia
A cimeira do G7 começou com a tensão causada pelas taxas aduaneiras dos EUA e acabou com confusão. Já depois de abandonar a conferência, o presidente dos Estados Unidos recorreu ao Twitter para dizer que não subscreve as conclusões e o comunicado emitido pelos líderes, tudo por causa das “falsas declarações” do primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau na conferência de imprensa.
Donald Trump disse este sábado à noite que deu instruções aos seus representantes na cimeira do G7 para não apoiarem um comunicado conjunto emitido pelo grupo.
Trump tinha deixado a cimeira um pouco mais cedo, por causa da conferência em Singapura com o líder da Coreia do Norte. Mas não gostou do que ouviu de Trudeau, que considerou “muito desonesto e fraco”. Em reação, o gabinete do primeiro-ministro canadiano garantiu que aquele não disse nada que já não tivesse dito antes em público e em “conversas privadas com o presidente”.