Connect with us

Mundo

Cimeira das Uniões Europeia e Africana decorre em Fevereiro

Published

on

A União Europeia e a União Africana realizam uma cimeira em Bruxelas em 17 e 18 de Fevereiro, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

“Lançaremos uma série de iniciativas de transformação emblemáticas, com procedimentos de via rápida” que incluirão o sector privado, escreveu Michel a partir de Roma, onde se encontra a participar na reunião do G20, na sua conta da rede social Twitter.

O responsável indicou que ontem falou desse assunto e, em particular das “prioridades comuns mais importantes”, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, cujo país presidirá ao Conselho da UE no primeiro semestre de 2022, e com a presidência da União Africana.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que se encontra igualmente em Roma a participar na reunião do G20 (grupo das 19 maiores economias do mundo mais a UE), se referiu à cimeira agendada para o próximo ano com a União Africana.

“Vamos unir forças com os nossos parceiros africanos para encontrar soluções para os desafios comuns: enfrentar a pandemia de covid-19, a recuperação económica e as alterações climáticas”, disse a responsável máxima do executivo comunitário.