Connect with us

Politica

Cimeira da SADC debate hoje efeitos do El Niño

Published

on

O Presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e Chefe de Estado de Angola, João Lourenço, preside esta segunda-feira, 20, a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC sobre o fenómeno El Niño.

Durante a cimeira, que decorre em formato virtual, serão discutidas e avaliadas as medidas a serem implementadas para mitigar os efeitos da seca e abordar a crítica situação de segurança alimentar e nutricional na região da SADC.

A cimeira terá como ponto alto o lançamento do Apelo Humanitário da SADC, destacando as necessidades prioritárias da população afectada e apelando ao apoio imediato dos parceiros regionais e internacionais para responder a essas necessidades.

El Niño 

Segundo informações, o El Niño é um fenómeno atmosférico e oceânico que provoca um aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico Tropical. Este fenómeno pode perturbar o clima regional e global, alterando os padrões de ventos globais e modificando o regime de chuvas em baixas e médias latitudes.

É um evento climático cíclico que pode gerar ondas de calor, secas ou enchentes a depender da região. A duração média do fenómeno é de doze meses. O El Niño de 2023-2024 é o mais forte dos últimos anos, com uma alta na temperatura das águas que chegou a superar os 2°C.