Politica
Cimeira da ONU: João Lourenço apresenta visão dos povos africanos sobre o sistema financeiro global
O chefe de estado João Lourenço apresenta esta segunda-feira, 30, em discurso, a visão dos povos africanos sobre o sistema financeiro global.
O Presidente da Republica, João Lourenço, discursa hoje na conferência internacional da ONU sobre o financiamento ao desenvolvimento, que decorre em Sevilha, na Espanha.
Nas vestes de Presidente da União Africa, João Lourenço, vai apresentar a visão dos povos africanos sobre as reformas que se impõe ao sistema financeiro global.
O evento tem como objectivo o reforço da aposta no multilateralismo para resolver problemas globais e promover o desenvolvimento sustentável, num momento em que os embaixadores africanos na ONU, olham para actual arquitetura financeira global e percebem que penaliza os países africanos e impede o desenvolvimento.
O Embaixador de Angola nas Nações Unidas, Francisco José da Cruz, frisou que “deposita toda a confiança na Cimeira de Sevilha”, e acrescentou dizendo que “o financiamento é a chave para o desenvolvimento”, logo os temas sobre a sustentabilidade da dívida, e o acesso aos financiamentos devem ser abordados de forma profunda.
“É necessário que os países tenham cada vez mais acesso ao financiamento, para os investimentos que são necessários, para suster e para promover o seu desenvolvimento, daí a necessidade de nós vermos a questão da sustentabilidade da dívida, porque hoje há uma série de países que o peso da dívida não permite que os investimentos necessários para o seu desenvolvimentos sejam feitos, e o acesso a novos financiamentos continuam a ser feitos em termos que não favorecem o desenvolvimento, portanto há necessidade de abordarmos estas questões de forma muito pragmática”, disse.