Politica
Cidade Alta confirma reunião entre delegações da RDC e M23 para 18 de Março em Luanda
A Presidência angolana acaba de confirmar a data da reunião presencial entre as delegações do Governo da República Democrática do Congo e do Movimento 23 de Março. Na próxima terça-feira, 18, terão início as negociações directas para a paz, em Luanda.
O comunicado refere que o encontro surge no “prosseguimento das diligências levadas a cabo pela mediação angolana no conflito que afecta o Leste da RDC”, sem, no entanto, especificar se foi reaberta a mediação do conflito via Roteiro de Luanda.
Recordar que em Fevereiro, Angola anunciou que o Roteiro de Luanda, que buscava caminhos para a paz na RDC, estava a ser substituído pelo Roteiro de Nairobi, que avançou, com tentativas de encontros entre os presidentes Tshisekedi e Paul Kagame, do Ruanda, acusado de financiar os rebeldes do M23.
O anúncio surge na sequência do encontro esta terça-feira, 11, entre os presidentes João Lourenço e Félix Antoine Tshisekedi, da República Democrática do Congo, na Cidade Alta, três semanas após o encontro entre os dois estadistas na capital angolana.
A actividade armada do M23 recomeçou em Novembro de 2021 com ataques relâmpagos contra o exército governamental no Kivu Norte. Desde Janeiro de 2025 o conflito causou a morte de mais de sete mil pessoas, dos quais cerca de 2.500 estão enterrados sem identificação, segundo os dados divulgados pela primeira-ministra da RDC, Judith Suminwa, aos 24 de Fevereiro, em Genebra.