Connect with us

Sociedade

Cidadãos falam da importância do Censo 2024. Faltam 15 dias

Published

on

Faltam 15 dias para o Censo da População e Habitação e populares em Luanda falam da importância do processo para permitir o Governo promover a distribuição justa da renda nacional.

Outros interlocutores dizem ter a noção de que o censo visa também estratificar a qualificação profissional, bem como a ocupação dos cidadãos, pelo que, apelam adesão massiva ao processo.

Enquanto isso, a província do Bié promoveu uma formação de capacitação dos agentes censitários, que se mostram prontos para a empreitada.

Os formandos falam da importância e os desafios que enfrentaram na transição do censo do sistema analógico ao digital, que, segundo os mesmos “constituiu calcanhar de Aquiles”.

De acordo com os dados do Censo Geral da População e Habitação realizado em 2014, Angola contava nesta altura com uma população de 28.4 milhões de habitantes e a taxa de fecundidade de 6,2 filhos por mulher. A taxa é mais alta nas zonas rurais, chegando a atingir 8,2 filhos.

Com este recenseamento, cujo arranque está previsto para o próximo dia 19 de Setembro, o Executivo angolano pretende saber, dentre outros aspectos, o número da população angolana, as condições sociais e económicas, saúde, educação, emprego, bem como taxa de natalidade e mortalidade.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas