Connect with us

Politica

Cidadãos e membros da UNITA marcham hoje em Luanda por uma eleição justa e transparente

Published

on

Em declaração ao Correio da Kianda, o secretário geral da UNITA, Álvaro Daniel Tchicwamanga, assegurou que foram mobilizados milhares de cidadãos e militantes da UNITA de toda capital do país para participarem na marcha a ser realizada hoje, em Luanda, para exigirem que as próximas eleições sejam justas, livres e transparentes.

Álvaro Daniel disse que vão apelar à sociedade por “eleições livres, justas e transparentes”, e para se garantir esse desejo, “é preciso mobilizar a sociedade para questões muito concretas”.

O responsável partidário disse também, que a ocasião ser-se-á para sensibilizar aos cidadãos para afluírem às mesas de registos a partir do dia 23 deste mês, conforme foi anunciado, para o registo onde se fará actualização e registo pela primeira vez dos cidadãos que nunca tiveram o cartão de eleitor.

O politico frisou que também poderão alertar que depois de se registarem, os cidadãos reclamem que os cadernos eleitorais sejam afixados a tempo útil de modo que consigam identificar lá onde escolheram exercer o seu direito de voto. Quanto a este ponto, Álvaro Daniel, recorda que nas eleições passada de 2017 muitos cidadãos vão votaram porque os seus nomes foram transferidos em locais muitos longínquas, tendo aquele erro, temos que alertar ao povo de modo a exigir o local onde escolheu e que se afixe em tem útil definido pela lei os cadernos eleitorais.

A marcha terá inicio a partir das 12 horas no cemitério da Santana com destino até ao largo das Escolas.

O secretário geral do maior partido na oposição, não deixou de enaltecer a posição do Presidente da República por vetar e remeter à Assembleia Nacional melhor apreciação da Lei orgânica sobre as eleições gerais, Álvaro Daniel disse que a devolução da lei ao parlamento, os deputados terão maior oportunidade para explorar os elementos que constrangem a liberdade e elementos que possam gerar um ambiente de desigualdade entre os concorrentes.

Mas isso não invalida a nossa intenção de mobilizar as pessoas para se registarem, para irem ao voto e animarem as pessoas, porque de acordo com o politico, já havia pessoas desanimadas em não querem participar nas eleições, após aprovação da Lei orgânica das eleições gerais pela Assembleia Nacional, aprovada com a maioria do MPLA, abstenção da FNLA e voto contra da UNITA, CASA-CE e do PRS.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD