Connect with us

Sociedade

Cidadãos desrespeitam medidas de prevenção à covid-19

António Cassoma

Published

on

Mesmo com o aumento de casos positivos e o surgimento em alguns países das novas variantes do Sars-CoV-2, cidadãos na capital do país, Luanda, continuam a desrespeitar as medidas de prevenção à covid-19.

A equipa do Correio da Kianda realizou, neste fim-de-semana, uma ronda em alguns pontos da cidade de Luanda. Mesmo com orientação regular das autoridades, a maioria dos cidadãos não estavam a usar máscara facial e se usavam, estavam mal postas. Em alguns espaços públicos não observavam também o distanciamento social.

Nesta ronda foi possível constatar enchentes nos pontos de paragem de táxis e autocarros, no interior dos mesmos, em agências bancárias e nos mercados informais.

A nossa equipa ouviu alguns cidadãos que, segundo eles, desrespeitam as regras de prevenção contra a covid-19 e não fazem uso da máscara por não acreditarem na existência da pandemia.

A jovem Neusa, de 21 anos, residente no bairro da Madeira, na Maianga, afirmou que “a covid-19 não existe”, por isso não usa máscara.

Já em Cacuaco, falamos com Miguel Cacoma, que na altura subia num autocarro cheio. Disse que “se a covid-19 na realidade existisse, o nosso governo não devia permitir que as pessoas se apertassem nos autocarros públicos”, justificou.

João Armando, que estava na via pública, na Vila de Viana, responsabiliza o executivo, afirmando que o Estado é quem devia encontrar mecanismos para que as pessoas não fiquem aglomerados por mais de três horas num local de maior fluxo, como nas tangencias bancárias nas paragens de táxis e nos mercados.

Contudo, quem conviveu com o vírus bem de perto continua a alertar para que os cidadãos cumpram com as medidas de biossegurança: “eu peguei esta doença e não desejo o mesmo para ninguém. É real. Melhor continuar a se prevenir”, disse um cidadão, por telefone, ao Correio da Kianda.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (83)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (16)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD