Connect with us

Sociedade

Cidadãos com dívidas nas centralidades começam a ser notificados em Outubro

Published

on

Os cidadãos com dívidas nos projectos habitacionais do Estado começam a ser notificados, a partir do próximo mês de Outubro. O processo de notificação terá início na Centralidade Vida Pacífica, em Luanda, e vai estender-se por todo o país.

A informação foi avançada esta quinta-feira,  26, no debate “Angola em Directo”, da Rádio Nacional de Angola, que analisou o processo de arrendamento e venda de imóveis no país.

Segundo o Director do Instituto, Cláudio Fortunato, há nas centralidades muitos devedores “e o Estado sabe quem são os  que pagam, e quem não paga os apartamentos atribuídos pelo Estado”.

Cláudio Fortunato disse, igualmente, que as pessoas que não tiverem condições de pagar os imóveis vão ser despejadas.

“Temos todos os cadastros, de todos os moradores de todas as centralidades e sabemos quem paga, quando paga e quando pagou, quem não paga está a correr o risco de ser despejado, porque a obrigação desde cidadão era entrar e mensalmente pagar aquela renda conforme consta no contrato, estamos perante um instrumento legal quem tem obrigações e deveres se não está a cumprir com as suas obrigações nós vamos cumprir com a nossa”, adiantou.

O director adjunto do Instituto Nacional da Habitação disse também que o processo de notificação terá início na urbanização Vida Pacifica, em Luanda, e vai estender-se a nível nacional.

O responsável adianta que foi feito um trabalho pormenorizado, para se um número dos devedores e não devedores, e afirma que estão preparados para implementar em outras centralidades.

“Nós elegemos a urbanização Vida Pacífica para fazermos um trabalho pormenorizado, e temos a certeza que conseguimos replicar esta mesma acção a todas outras urbanizações e centralidades sobre a gestão do INH, e vamos estender sim a nível nacional, a prior só estamos em Luanda e no Vida Pacifica, mês que vem vamos lançar já o mesmo estudo nas outras unidades que estão sob gestão do Instituto Nacional da Habitação” disse.

O jurista José Rodrigues apela os cidadãos a terem a cultura do dever de pagar o Estado e respeitar as instituições do Estado.

Com Márcia Cordeiro 

Radio Correio Kianda

Colunistas