Politica
Cidadãos anteveem grandes desafios para novos governadores do Moxico Leste e Cuando
Os novos governadores das províncias do Moxico Leste e Cuando terão grandes desafios relacionados com infra-estruturas, nomeadamente escolas, estradas e outras.
A apreciação é do cidadão Maurício Seque Seque, que sustenta que a grande dificuldade das populações residentes nas novas unidades territoriais resultantes da divisão político-administrativa do país é a falta de estradas.
Maurício Seque Seque, que falou à Rádio Correio da Kianda a partir do Dirico, jurisdição pertencente à nova província do Cuando, disse que a população local recebeu a notícia da nomeação do novo governador com normalidade, almejando que os vários serviços consigam chegar mais próximo das comunidades.
O desenvolvimento passará pela aposta séria nas vias de comunicação, que constituem neste momento o grande obstáculo, segundo Maurício Seque Seque.
Para Aléx Azizi, cidadão estrangeiro que opera na área do comércio na região, a dificuldade na transportação dos produtos de Menongue para o Dirico, tem sido um calcanhar de aquiles, onde chega a pagar até mais de um milhão de kwanzas de frete.
Na província do Moxico Leste, a situação não é diferente, populares dizem esperar melhorias com a construção de mais escolas e outros equipamentos sociais.
Lembrar que, o Presidente da República nomeou, no quadro da Nova Divisão Político-Administrativa, Lúcio Gonçalves do Amaral para governador da província do Cuando, Crispiniano Evaristo dos Santos para governador do Moxico Leste, Auzílio Martins Jacob para o Icolo e Bengo e José Martins foi indicado para responder pela governação da província do Cubango.
Foram exonerados Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa do cargo de governadora da província do Cuanza Sul e Lúcio Gonçalves do Amaral do cargo de secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Para o cargo de governador da província do Cuanza Sul, o Chefe de Estado nomeou Narciso Damásio dos Santos Benedito.