Connect with us

Eleições 2022

Cidadãos aguardam expectante o anuncio dos resultados definitivos das eleições de 24 de Agosto

Published

on

Enquanto se aguarda pelos resultados definitivos das Eleições Gerais de 24 de Agosto em Angola, cidadãos ouvidos pelo Correio da Kianda, mostram-se expectantes para conhecer hoje os resultados finais, depois da aprovação pelo plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) da acta de apuramento de votação.

De acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilumbo, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel da Silva, no uso da competência que lhe é conferida pelo número 3 do artigo 135 da Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais vai em acto solene proceder à apresentação pública da acta de apuramento definitivo dos resultados das Eleições Gerais de 2022.

Em reação o Correio da Kianda ouviu os cidadãos luandesse sobre as expectativas do que será o desfecho: Resultados definitivos das eleições de 24 de Agosto que vão ser conhecidos hoje.

O jornalista e CEO do portal Factos Diários Isidro Kajandjo, diz que apesar do descontentamento e de cede de mudança de governo em Angola não acredita que será desta vez. Para o escriba, o partido UNITA deve encontrar resposta rápida para esclarecer aos seus eleitores o que terá acontecido para se evitar caos social no país.

O engenheiro informático, Kumuelo Sebastião, disse estar expectante, mas segundo ele, tudo indica que teremos o MPLA como vencedor, uma vez, que a CNE alegou que a UNITA não apresentou reclamação formal.

Já o professor e activista social Luís Paulo diz que a minha expectativa não vão muito além ao que fomos habituados não vendo a CNE a recuar no anuncio dos resultados eleitorais.

Enquanto isso, o MPLA lidera nos resultados dos 97% dos votos já escrutinados com 51%, de seguida vem a UNITA com 44% dos votos contabilizados. As demais formações políticas seguem em lugares mais abaixo com menos de 5% no total.