Sociedade
Cidadãos agastados com morosidade na emissão de passaporte em Luanda
Vários cidadãos em Luanda estão há nove meses a espera para obter um passaporte junto do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) revelaram, nesta semana, alguns cidadãos entrevistados pelo Correio da Kianda.
O funcionário público Moisés Agostinho relatou a este jornal que remeteu o processo ao SME, no mês de Janeiro deste ano e, passados oito meses, ainda não recebeu o passaporte, estando agastado por ver adiada a viagem ao exterior do país.
“Desde o mês de Março do ano em curso que dei entrada do meu processo no SME para conseguir o passaporte e até agora nada. Está a levar uma eternidade para ser emitido”, acrescentou um utente que responde pelo nome de Francisco Mateus.
É o caso do jovem Domingos Simão, de 25 anos, que contou que deu entrada da documentação para emissão do seu passaporte no mês de Janeiro deste ano, mas que até o momento não obteve resultado satisfatório.
Já Maria Miranda disse que deu entrada da documentação para reemissão do seu passaporte, no mês de Fevereiro, e até a data presente não recebeu o passaporte, apesar que lhe foi informado que poderia receber o documento no prazo de 45 dias.
Sorte diferente teve Ana Maria da Silva, tendo em conta que tratou o passaporte de duas filhas menores de idade, no mês de Janeiro do ano corrente, e num prazo de 30 dias recebeu os passaportes.
“Os serviços administrativos em Angola primam pelo princípio da burocracia e demora no atendimento, isso prejudica o utente”, desabafou o funcionário público, Afonso Pedro, sobre o que está na base de vários constrangimentos aos cidadãos que acorrem a estes serviços.
Um dos funcionários do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), que aceitou falar ao Correio da Kianda em anonimato, informou que estão com problemas técnicos e aconselhou os utentes, que já remeteram os documentos para obtenção do passaporte, para regressarem no mês de Dezembro.
Por Nzinga Manuel
Luciano
04/05/2022 em 11:44 pm
Que Deus nos acuda🙏📖