Connect with us

Sociedade

Cidadãos agastados com morosidade na emissão de passaporte em Luanda

Redação

Published

on

Vários cidadãos em Luanda estão há nove meses a espera para obter um passaporte junto do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) revelaram, nesta semana, alguns cidadãos entrevistados pelo Correio da Kianda.

O funcionário público Moisés Agostinho relatou a este jornal que remeteu o processo ao SME, no mês de Janeiro deste ano e, passados oito meses, ainda não recebeu o passaporte, estando agastado por ver adiada a viagem ao exterior do país.

“Desde o mês de Março do ano em curso que dei entrada do meu processo no SME para conseguir o passaporte e até agora nada. Está a levar uma eternidade para ser emitido”, acrescentou um utente que responde pelo nome de Francisco Mateus.

É o caso do jovem Domingos Simão, de 25 anos, que contou que deu entrada da documentação para emissão do seu passaporte no mês de Janeiro deste ano, mas que até o momento não obteve resultado satisfatório.

Já Maria Miranda disse que deu entrada da documentação para reemissão do seu passaporte, no mês de Fevereiro, e até a data presente não recebeu o passaporte, apesar que lhe foi informado que poderia receber o documento no prazo de 45 dias.

Sorte diferente teve Ana Maria da Silva, tendo em conta que tratou o passaporte de duas filhas menores de idade, no mês de Janeiro do ano corrente, e num prazo de 30 dias recebeu os passaportes.

“Os serviços administrativos em Angola primam pelo princípio da burocracia e demora no atendimento, isso prejudica o utente”, desabafou o funcionário público, Afonso Pedro, sobre o que está na base de vários constrangimentos aos cidadãos que acorrem a estes serviços.

Um dos funcionários do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), que aceitou falar ao Correio da Kianda em anonimato, informou que estão com problemas técnicos e aconselhou os utentes, que já remeteram os documentos para obtenção do passaporte, para regressarem no mês de Dezembro.

Por Nzinga Manuel

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD