Connect with us

Sociedade

Cidadão condenado por infecção dolosa de 14 jovens com VIH/SIDA

Published

on

O tribunal da Comarca de Luanda condenou esta terça-feira, 29, um jovem identificado apenas por Cláudio, de 34 anos de idade, por crime de contaminação dolosa de VIH/SIDA.

Morador do bairro Rocha Pinto, em Luanda, o criminoso, segundo depoimentos, já vem fazendo vítimas desde 2014, e as suas principais infelizes são jovens com idade inferior a 20 anos.

O tribunal recebeu a acusação do Ministério Público pelo crime de contágio de doença sexualmente transmissível previsto e punível no número 4 do artigo 205 do Código Penal, e julgou procedente, tendo condenado o arguido a uma pena de 13 anos de prisão e ao pagamento de 2 milhões de kwanzas a cada uma das vítimas.

O advogado das vítimas, Calisto de Moura, diz sentir-se contente pela moldura penal e deixa um apelo a sociedade, mas, sobretudo aos que procuram infectar de forma dolosa outras pessoas com o vírus de VIH para que “não cometam esse crime”.

A Rádio Correio da Kianda apurou que, durante a audiência, o arguido tentou enganar o tribunal que apenas em 2021 tomou consciência de que era portador da doença, o facto foi desconstruído durante a sessão.

O arguido usava no seu telemóvel teste falso onde indicava como resultado negativo a infecção do VIH/SIDA. Durante a audiência, o arguido não exteriorizou nenhum sinal de arrependimento, nem colaborou com o tribunal para a descoberta da matéria.

Foram no total seis declarantes, todas infectadas pelo mesmo arguido. Uma das infectadas decidiu, durante a audiência, denunciar o total das pessoas infectadas, no total de 14 vítimas todas residentes no Rocha Pinto.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.